Filtrar


Questões por página:

Piaget afirma que, no estágio pré-operatório, as crianças apresentam certas características que limitam a possibilidade do estabelecimento de trocas intelectuais equilibradas.


La Taille (1992) afirma que, neste estágio, falta à criança:

1) a capacidade de aderir a uma escala comum de referência quando em diálogo com outra no mesmo estágio;

2) uma regulação essencial do raciocínio que a obrigue a levar em conta o que disse em princípio para construções discursivas ulteriores;

3) a facilidade em colocar-se no ponto de vista de outrem.


Essas três características juntas representam o que Piaget denomina:

Quando a professora percebe que uma criança está na fase heterônoma do desenvolvimento moral, expressando crenças e comportamentos tipicamente estudados e descritos por Piaget, sabe que não pode ensinar ao aluno como adquirir autonomia no pensamento e na ação. De fato, se ela se propusesse a fazer isso, estaria, segundo o construtivismo, levando esse aluno a
Quando uma criança de quatro anos diz "eu odio comer verdura", ela está conjugando um verbo irregular (odiar) como se fosse um regular. De acordo com Piaget, essa criança

Sobre o processo de ensino, relacione cada um dos elementos de aprendizagem, segundo Piaget, com suas respectivas características.


1. Assimilação

2. Acomodação

3. Adaptação


( ) processo que tem por finalidade ajustar os padrões comportamentais preexistentes, modificando-os para lidar com as novas informações ou com o feedback das situações externas.

( ) processo de recepção de todos os tipos de estímulos e informações, organizando-os para em seguida integrá-los às formas ou estruturas existentes no organismo, criando assim novas estruturas.

( ) processo que equilibra a assimilação da experiência às estruturas dedutivas e acomoda essas estruturas aos dados da experiência.


Assinale a opção que mostra a relação correta, de cima para baixo.

Leia o fragmento a seguir.

Patrícia, professora do 1º ano do Ensino Fundamental, observava a escrita de seu aluno para as palavras: ESTOJO - CADERNO - LÁPIS:

Imagem associada para resolução da questão


A professora comenta com sua coordenadora que seu aluno apresenta uma escrita silábica, uma das etapas do processo de letramento.


As opções a seguir apresentam características da concepção piagetiana sobre o erro no processo de aprendizagem, à exceção de uma. Assinale-a.