Filtrar


Questões por página:

Julgue o item a seguir.


A educação cognitiva, tendo em vista a forma harmoniosa do desenvolvimento cognitivo e emocional dos sujeitos, tem como propósito oferecer ferramentas psicológicas que permitam potencializar a capacidade de aprender. Ao defender uma perspectiva ativa do diagnóstico do potencial de aprendizagem, a educação cognitiva pretende em primeiro lugar aproximar-se da zona de desenvolvimento proximal (ZDP) do indivíduo, ou seja, do seu nível de modificabilidade cognitiva, conceito estudado e estabelecido pelo teórico Jean Piaget.

Julgue o item que se segue.


A aprendizagem, para Piaget, constitui apenas um dos aspectos do desenvolvimento. Para esse autor, são também aspectos: a hereditariedade, o meio físico e o meio social.

mostrar texto associado
Jean Piaget é considerado o criador do construtivismo. Ele acreditava que o aluno constrói o seu próprio aprendizado.
mostrar texto associado
A Psicologia da Educação tem estudado os processos educativos, orientada por objetivos que podem ser divididos em três dimensões: teórica ou explicativa; projetiva ou tecnológica; e prática ou aplicada.
Ao dividir o desenvolvimento da criança em estágios, Piaget buscou explicar as principais características de cada etapa, ressaltando que habilidades adquiridas em estágios anteriores são essenciais para o domínio de estágios posteriores. Assim, os estágios representam o desenvolvimento da inteligência, que não ocorre de forma linear, nem por acúmulo de informações. Ele se dá por saltos, por rupturas, modificando-se com as experiências.
Sobre os estágios de desenvolvimento da criança defendido por Piaget, analise as alternativas e assinale a INCORRETA: