Filtrar


Questões por página:

Embora as justificativas para a criação da Lei da Alienação Parental (Lei nº 12.318/10) mencionem aspectos ligados à Psicologia, o assunto parece não ter sido motivo de análise detalhada pelos profissionais da área na ocasião em que foi sancionada. Em sendo assim, foi deixada de lado uma discussão mais aprofundada sobre gênero.


Sobre essa questão, por meio de uma perspectiva sócio-histórica, assinale a afirmativa correta.

Apesar das formalidades exigidas do psicólogo para a realização de avaliação psicológica no âmbito jurídico, é possível a intercessão com a psicanálise, inclusive, de orientação lacaniana. Assinale a opção que indica uma contribuição desta última para o trabalho de avaliação.
As conseqüências da violência são variadas e dependem: da idade da pessoa agredida e da que agride; do tipo de relação entre eles; da personalidade da vítima; da duração e freqüência da agressão; do tipo e da gravidade do ato; da relação do ambiente. Nos casos de violência na infância e na adolescência, surgem conseqüências a curto e longo prazos, segundo vários pesquisadores citados por Duarte e Arboleda (1997, p.78-103) em “O fim da violência familiar: Teoria e Prática”. Assinale a alternativa tratada pelo autor como uma conseqüência a curto prazo.
Um psicólogo recebe em seu consultório uma cliente com 47 anos de idade e que relata que aos 17 anos fora estuprada. Informa ainda que, recentemente, está tendo flashbacks do acontecimento, sentindo dificuldades para dormir e medo de contato sexual com seu marido. Realizando um diagnóstico preliminar pode-se afirmar que esta cliente vivencia um transtorno de
O psicólogo forense, ao emitir um parecer em um documento escrito, após analisar o problema apresentado, deve destacar os aspectos relevantes, considerando os quesitos apresentados e