Filtrar


Questões por página:
Uma mulher de 60 anos de idade procura atendimento psiquiátrico devido à queixa de desânimo, falta de energia, insônia de manutenção e dificuldades para manter o foco na realização de suas tarefas. O início dos sintomas ocorreu há aproximadamente dois meses, causando prejuízos para as suas relações familiares e suas atividades laborais. Não há histórico de episódios similares em seu passado e não há histórico familiar para transtornos psiquiátricos.
O psiquiatra responsável solicitou exames laboratoriais, com o objetivo de descartar uma possível causa orgânica para o quadro apresentado. Considerando esse assunto, analise as seguintes relações entre causa / propedêutica.

I. Hipotireoidismo: aumento nos níveis de TSH.
II. Carência de folato: anemia microcítica ao hemograma.
III. Hipertireoidismo com crise apática: diminuição dos níveis de TSH.
IV. Neurossífilis: VDRL positivo.

São possíveis causas para o quadro apresentado, assim como apresentam a propedêutica corretamente alterada,
Diante da pluralidade possível de manifestações, muitas vezes o psiquiatra encontra dificuldades para o realizar o diagnóstico diferencial de TDAH.

Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.
O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) tem como característica essencial um padrão persistente de desatenção e / ou hiperatividade-impulsividade que interfere no funcionamento ou desenvolvimento do indivíduo. Entretanto, durante as diferentes fases da vida de um indivíduo com TDAH, as manifestações predominantes podem variar. Considerando as diferentes fases da vida e as manifestações predominantes correspondentes mais comuns, numere a COLUNA II de acordo com COLUNA I.

COLUNA I
1. Pré-escola 2. Ensino Fundamental 3. Adolescência 4. Vida adulta

COLUNA II
( ) A impulsividade pode parecer problemática, mesmo se há redução da hiperatividade.
( ) Há predomínio de sintomas de desatenção.
( ) Sinais de hiperatividade são menos comuns, podendo se limitar a comportamento mais irrequieto ou sensação interna de nervosismo, inquietude ou impaciência.
( ) Há predomínio de sintomas de hiperatividade.

Assinale a sequência correta.
A gravidez é um momento delicado na vida de uma mulher: além das alterações hormonais, ocorrem diversas mudanças do ponto de vista social, na organização e funcionamento familiar e na relação da mulher com seu corpo e sua identidade. Nesse contexto, portanto, transtornos psiquiátricos podem diagnosticados, necessitando de abordagem terapêutica. Sobre esse assunto, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) Os ajustes nas doses dos medicamentos utilizados ao longo do período gestacional devem considerar que, na gestação, ocorrem diminuição na metabolização de diversas drogas e aumento do volume do líquido extracelular e da taxa de filtração glomerular.

( ) Enquanto no primeiro trimestre a maior preocupação é com os potenciais efeitos teratogênicos, no segundo e terceiro trimestres, a preocupação recai sobre a possibilidade de retardo do crescimento e de disfunções neurológicas.

( ) A eletroconvulsoterapia é uma alternativa contraindicada devido à necessidade do uso de anestésicos, cujo uso é associado a importantes efeitos colaterais, como bradicardia fetal, hidrocefalia e hipotonia.

Assinale a sequência correta.
O diagnóstico de transtornos conversivos e dissociativos representa um desafio na prática psiquiátrica devido à presença de sintomas heterogêneos e variados, que, frequentemente, são similares àqueles encontrados em uma variedade de doenças clínicas.

O manejo desses transtornos deve incluir as medidas descritas a seguir, exceto: