Filtrar


Questões por página:
Carlos, um homem de 32 anos, procura atendimento médico queixando-se de incapacidade persistente de manter uma ereção suficiente para a atividade sexual satisfatória. Relata que esse problema tem afetado significativamente seu relacionamento conjugal e autoestima. Nega uso de substâncias ou medicações que possam influenciar sua condição. Histórico médico e exames físicos não demonstram anormalidades orgânicas.
É o diagnóstico mais provável para Carlos:
Melhor descreve o apropriado para a combinação de um betabloqueador e um diurético de alça no manejo da hipertensão arterial sistêmica, particularmente em pacientes com comorbidades específicas:
O comer compulsivo (binge eating) é um quadro próximo ao da bulimia, mas dela se diferencia:

I - pela ausência de vômitos e purgações autoinduzidas.
II - por marcante sentimento de culpa ou desconforto após haver comido uma quantidade muito exagerada de alimentos em curto período de tempo.
III - alterações endócrinas (amenorreia, hipercortisolemia, elevação do hormônio do crescimento e secreção anormal de insulina), metabólicas e eletrolíticas em consequência do grave estado nutricional.

É correto o que se afirma em:
Leia:

Impulso patológico de destruir os objetos que circundam o indivíduo. Está associado geralmente a estados de excitação impulsiva intensa e agressiva. Ocorre nas psicoses (principalmente esquizofrenia e mania), em alguns quadros de intoxicação por psicotrópicos, em indivíduos com transtornos da personalidade (explosiva, borderline, sociopática, etc.) e em alguns deficientes mentais.

O excerto define:
A maioria das crianças com TDAH tem algumas dificuldades sociais. As que são socialmente disfuncionais têm taxas significativamente mais altas de transtornos psiquiátricos comórbidos e apresentam mais problemas de comportamento na escola e com colegas e familiares. No total, o prognóstico do TDAH na infância parece estar relacionado à psicopatologia comórbida persistente, em especial:

I - o transtorno da conduta.
II - dificuldades na escrita.
III - fatores familiares sólidos.

É correto o que se afirma em: