Filtrar


Questões por página:
Paciente de dezenove anos, sexo feminino, atendida com histórico de seis meses de episódios de perda do controle do apetite, com excessos alimentares frequentes, seguidos de vômitos auto-provocados. Vem fazendo exercícios por seis horas diárias e utilizando laxantes. O IMC calculado é 19. Apresenta amenorreia há três meses. Descreve-se como “insuportavelmente gorda”. O diagnóstico mais provável segundo a CID 10 é:
Manifestações típicas da Depressão Maior com características melancólicas incluem:
Paciente feminina, setenta anos, há dois meses apresentando anedonia, dificuldades de concentração, insônia, hiporexia, dificuldades na realização das tarefas habituais. Utiliza metildopa, propranolol e levotiroxina. O diagnóstico diferencial mais improvável, segundo estes dados, é:
Na Doença de Creutzfeldt-Jakob,
O episódio depressivo terá suas diretrizes terapêuticas determinadas por sua gravidade. Uma das maneiras de se avaliar a gravidade de um episódio é empregando escalas objetivas para averiguar sintomas. Entre as escalas objetivas melhores para se determinar gravidade e resposta terapêutica está a Escala de Hamilton (HAM-D). Em relação à avaliação objetiva de sintomas e às condutas frente a avaliação de gravidade assinale a alternativa correta.