Filtrar


Questões por página:
Em relação aos diagnósticos diferenciais, conforme a Classificação Internacional de Doenças (10ª edição) alguns quadros não podem ser comórbidos, portanto, não podendo ocorrer ao mesmo tempo. A respeito dos pares diagnósticos que podem ocorrer ao mesmo tempo, assinale a alternativa incorreta.
Uma puérpera com 4 dias após o parto se apresenta no consultório encaminhada pelo médico assistente por suspeita de depressão pós-parto. Durante a avaliação você se informa de fatores de risco para o quadro. Quanto aos fatores de risco para esse quadro clínico, assinale a alternativa incorreta.
Considere a avaliação de abordagem qualitativa das incapacidades mentais e comportamentais e assinale a alternativa incorreta quanto aos domínios necessários de avaliação durante a abordagem do periciado com questões de adoecimento mental.

Considere as descrições abaixo.


I. Transtorno do movimento hipocinético caracterizado por tremor, rigidez, bradicinesia e instabilidade postural, de início subagudo (1 a 3 meses) e bilateral. O mecanismo fisiopatológico mais comum é por meio do bloqueio dos receptores D2 dopaminérgicos no sistema nigroestriatal.

II. Transtorno do movimento hipercinético, onde predominam os movimentos coreiformes, podendo ocorrer também, com menor frequência, movimentos coreoatetoides, balísticos, distônicos, mioclônicos e tiques.

III. Transtorno do movimento caracterizado por contrações musculares involuntárias e sustentadas, que produzem posturas anormais e movimentos repetitivos, com contração simultânea da musculatura agonista e antagonista.


Os quadros clínicos referentes às descrições contidas em I, II e III são:

mostrar texto associado
O transtorno neurocognitivo maior descrito é devido à doença