Filtrar


Questões por página:
A questão social é indissociável da sociabilidade da sociedade de classes e seus antagonismos constituintes, envolvendo uma arena de lutas políticas e culturais contra as desigualdades socialmente produzidas, com o selo das particularidades nacionais, presidida pelo desenvolvimento desigual e combinado, onde convivem coexistindo temporalidades. Assinale a alternativa que apresenta a que se refere o texto.
O projeto neoliberal e o processo de reestruturação produtiva nos marcos da mundialização do capital vêm implicando numa radicalização. Assinale a alternativa que apresenta de que radicalização se trata.
O desmonte do Estado nas suas funções sociais, nas suas respostas à questão social, implica em profundas mudanças nos processos de trabalho e nas formas organizativas das _______. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

A questão social, objeto de intervenção do Serviço Social, é um conceito amplo relacionado às desigualdades sociais geradas pelos modelos sócio-econômicos capitalista. Considerando a Questão Social no Brasil, identifique abaixo as proposições corretas:

I. É um elemento central na relação entre profissão e realidade, pois evidencia a questão da divisão da sociedade em classes, em que a apropriação da riqueza socialmente gerada é extremamente desigual.

II. Traz como resultantes a pobreza e a exclusão social que permeiam a vida das classes subalternas na sociedade e com as quais o serviço social se defronta na sua prática cotidiana.

III. Tem sido tratada de forma politizada, com programas que possibilitam o acesso aos bens, serviços e recursos sociais, geridos principalmente pelo terceiro setor.

Estão corretas as afirmativas:

Ao assistente social, no âmbito da sua inserção na divisão social e técnica do trabalho, cabe captar como as diversas expressões da questão social se particularizam em cada espaço sócio-ocupacional e chegam como demandas que dependem de: