Filtrar


Questões por página:
A construção de uma educação emancipadora deve ultrapassar as possibilidades de uma educação cidadã nos limites da atual política educacional, sob a hegemonia do capital. Para isso, é necessário a ressignificação da cidadania nos processos de ampliação dos direitos sociais, de sedimentação de políticas sociais implementadas pelo Estado como resposta às lutas da classe trabalhadora pela sua efetiva emancipação e transformação social.
Desse modo, essa ultrapassagem implica
O/a assistente social, em razão da natureza de seu trabalho, tem acesso a informações importantes para seu estudo e elaboração de estratégias para lidar com a questão social colocada, entrando, muitas vezes, em contato com dados de caráter confidencial do usuário atendido. O material técnico produzido pelo assistente social que venha a conter dados cuja divulgação comprometa a imagem, a dignidade, a segurança e a proteção das pessoas envolvidas, de acordo com a legislação vigente, deve ser:
A questão social é a matéria-prima da ação profissional dos assistentes sociais, em suas diversas manifestações. A profissão e seus objetos só se explicam a partir das relações que constituem a questão social, entendendo-a como:
O/a assistente social trabalha com as diversas expressões da questão social. A gênese da questão social é explicada pelo processo de:
Compreendendo a prática profissional do/da assistente social como uma especialização do trabalho, o que conforma sua matéria-prima é o/a: