Questões de Concurso
Filtrar
228 Questões de concurso encontradas
Página 5 de 46
Questões por página:
O crescimento do conservadorismo de traços fascistas e a intensa precarização das condições de trabalho e de vida são expressões concretas da atual fase de acumulação do capitalismo internacional e são decorrências da pandemia de covid-19.
I. A particularidade do Serviço Social no âmbito da divisão social, técnica e política do trabalho coletivo se encontra organicamente vinculada às configurações estruturais e conjunturais da “nova questão social” e às formas históricas de seu enfrentamento, que são permeadas exclusivamente pela ação dos trabalhadores. II. O Serviço Social é assim reconhecido como uma especialização do trabalho, parte das relações sociais que fundam a sociedade do capital. Estas são, também, geradoras da “questão social” em suas dimensões objetivas e subjetivas, isto é, em seus determinantes estruturais e no nível da ação dos sujeitos. III. Reafirmam-se as “questões sociais” como base de fundação sócio-histórica da profissão, salientando as respostas do Estado, do empresariado e as ações das classes trabalhadoras no processo de constituição, afirmação e ampliação dos direitos sociais em prol do neoliberalismo.
Quais estão corretas?
Acerca da intervenção estatal nas expressões da “questão social”, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Por meio da intervenção estatal via políticas sociais, a “questão social” é atacada nas suas refrações de forma totalizante.
( ) A funcionalidade essencial da política social se expressa nos processos referentes à preservação e ao controle da força de trabalho.
( ) O enfrentamento da “questão social” por meio de política social pública contínua e sistemática ocorre no capitalismo concorrencial.
( ) A intervenção estatal sobre a “questão social” por meio de políticas sociais decorre fundamentalmente da capacidade de mobilização e organização da classe operária e do conjunto dos trabalhadores.
A sequência está correta em