Filtrar


Questões por página:
Os processos de atração e retenção de pessoas são aqueles necessários para procurar, encontrar, atrair e engajar pessoas que possuam as competências que a organização necessita para a continuidade e evolução de suas operações. Quanto ao processo de atração e retenção de pessoas no serviço público, analise as afirmativas abaixo: I – O concurso público é o principal componente do processo de atração e retenção de pessoas no serviço público. II – A meritocracia, critério pelo qual há a predominância da atração de pessoas por meio de atributos de status político, econômico e relações pessoais, é a melhor forma de captar pessoas eficientes para o serviço público por garantir a confiança no servidor. III – No processo de retenção de seus servidores, os critérios de ascensão no serviço público devem levar em consideração aspectos subjetivos, avaliando cada servidor de forma individualizada e com critérios próprios. IV – Um total de 20% das vagas na realização de concursos públicos, para provimento de cargos efetivos e empregos públicos no âmbito da Administração Pública Federal, das autarquias e das fundações públicas, são reservadas para cidadãos negros, desde que o concurso ofereça mais que três vagas. São corretas as afirmativas
A respeito de recrutamento e seleção, julgue o item subsecutivo.

As especificações dos cargos ajudam na contratação de empregados, na medida em que relacionam as tarefas e os deveres às responsabilidades do cargo a ser ocupado.
A respeito de recrutamento e seleção, julgue o item subsecutivo.

O psicodrama é uma das técnicas que podem ser aplicadas no processo de seleção externo.
A respeito de recrutamento e seleção, julgue o item subsecutivo.

As técnicas de recrutamento interno incluem promoção, transferência de colaboradores para outros departamentos, recomendação de outros funcionários, recontratação de ex-funcionários e contatos com outras organizações.
A respeito de recrutamento e seleção, julgue o item subsecutivo.

O emprego do processo seletivo focado em conhecimento é útil à administração pública, pois na gestão por competências são desenvolvidas habilidades e atitudes.