Filtrar


Questões por página:
O padrão de redes sem fio IEEE 802.11 define basicamente duas bandas de frequência de funcionamento dos dispositivos: 2,4 GHz e 5 GHz. Essas frequências, na verdade, são faixas onde os sinais podem operar livremente sem a necessidade de obtenção de licença especiais de transmissão. Sobre essas frequências, as afirmativas abaixo são feitas: I) A faixa dos 2,4 GHz é muito mais sujeita a interferência por ser a mais comumente usada por outras eventuais redes próximas, incluindo alguns equipamentos domésticos como fornos de micro-ondas. II) A faixa dos 2,4 GHz, por ter menor comprimento de onda, tem uma penetrabilidade de sinal maior que a faixa dos 5 GHz. III) A faixa dos 5 GHz tem como desvantagem o alcance (distância máxima de propagação do sinal) reduzido se comparada com a faixa dos 2,4 GHz. IV) Os padrões IEEE 802.11g e 802.11n podem operar tanto em 2,4 GHz quanto 5 GHz. Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas CORRETAS:
ALERT: Essa questão ainda está sendo revisada pela equipe FonteConcursos!
Os padrões IEEE 802.11a, IEEE 802.11b, IEEE 802.11g e IEEE 802.11n são padrões de redes sem fio. Em relação a tais padrões, assinale a afirmativa correta.
O IEEE, entidade internacional de normatização, criou um protocolo de comunicação que é seguido até hoje – o 802.11, o qual, ao longo do tempo, sofreu algumas evoluções como a/b/g/n. Assinale a principal diferença entre os padrões de redes sem fio IEEE 802.11a/b/g/n.
Um novo padrão Wi-Fi é a etapa mais recente de uma jornada de inovação ininterrupta. Baseia-se nos pontos fortes do 802.11ac, aumentando a eficiência, a flexibilidade e a escalabilidade, o que permite que as redes atuais e as novas tenham mais velocidade e maior capacidade com aplicações de próxima geração. Cabe destacar que o novo padrão suporta as frequências de 2,4 e 5 GHz. Esses padrões suportam uma tecnologia recente, descrita a seguir:

• as antenas omnidirecionais dos roteadores comuns funcionam irradiando o sinal Wi-Fi de forma igual para todos os lados. Na prática, isso quer dizer que todos os dispositivos que estiverem no raio de alcance do sinal vão conseguir trocar informações com o roteador;
• a nova tecnologia age de uma forma diferente, focando o sinal em uma direção específica, em que um ou mais dispositivos estão conectados. Com isso, a transmissão entre o smartphone e o roteador, por exemplo, tem uma qualidade melhor, menos suscetível a interferências e com alcance ampliado.

O novo padrão e essa tecnologia são conhecidos, respectivamente, como: