Filtrar


Questões por página:
Em óptica denomina-se “desvio angular” (δ) o ângulo que a direção de incidência forma com a direção de emergência. Quando um raio de luz monocromática, vindo do ar, incide sobre a superfície livre de um líquido transparente em equilíbrio hidrostático da origem a um raio refratado e um raio refletido. Ocorrem, portanto, um desvio angular por refração (δrefr) e um desvio angular por reflexão (δrefl) como ilustra a figura.
53_.png (310×236)

Suponha que o desvio angular por refração δrefr = 30º e que o desvio angular por reflexão δrefl = 60o . Considere o índice de refração do ar nar = 1. Nesse caso, o índice de refração do líquido é igual a

Sobre a refração e reflexão da luz considere as seguintes proposições:

I - Quando a transmissão da luz de um meio para outro é acompanhada de mudança de velocidade, dizemos que houve refração da luz.

II - A primeira lei da refração diz que o raio incidente, o raio refratado e a normal, no ponto de incidência, estão contidos no mesmo plano.

III - Reflexão é o fenômeno óptico que consiste no fato de a luz voltar a se propagar no meio de origem, após incidir sobre um objeto ou superfície.

Responda mediante o código:

Em uma toalha azul de praia, iluminada apenas pela luz do Sol, estão organizados quatro copos vermelhos e 4 pratos de sobremesa brancos. Neste caso, levando em consideração que a óptica e as cores se relacionam através dos fenômenos: da refração, da reflexão e da dispersão da luz, podemos afirmar que

Na difração da luz por uma fenda única, a expressão para intensidade da luz difratada é dada por em que a é o tamanho da fenda; e λ, o comprimento da onda da luz incidente. A figura a seguir mostra um espectro de difração de uma fenda única.



Considerando a figura precedente e as informações nela apresentadas, julgue o próximo item.


A abertura da fenda é duas vezes o comprimento de onda da luz incidente.

mostrar texto associado

A figura precedente ilustra um feixe de laser que incide em uma peça semicircular de vidro cujo índice de refração é √3, fazendo um ângulo α = 60º. Considerando que a peça de vidro esteja no ar, com índice de refração nar = 1,0, e que o senθ = 30º, julgue o item subsecutivo.


Para qualquer comprimento de onda, as ondas longitudinais podem ser polarizadas.