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Assinale o enunciado que retrata corretamente um princípio fundamental do materialismo histórico dialético trabalhado por Karl Marx em sua obra A ideologia alemã.
“Não existe qualquer análise científica puramente “objetiva” da vida cultural, ou – o que pode significar algo mais limitado, mas seguramente não essencialmente diverso, para nossos propósitos – dos “fenômenos sociais”, que seja independente de determinadas perspectivas especiais e parciais, graças às quais estas manifestações possam ser, explícita ou implicitamente, consciente ou inconscientemente, selecionadas, analisadas e organizadas na exposição, enquanto objeto de pesquisa. Deve-se isso ao caráter particular do alvo do conhecimento de qualquer trabalho das ciências sociais que se proponha ir além de um estudo meramente formal das normas – legais ou convencionais – da convivência social”.
WEBER, Max. A “objetividade do conhecimento nas Ciências Sociais. In COHN, Gabriel. (org). Sociologia: Weber. São Paulo: Editora Ática,2006.
A clássica reflexão de Max Weber sobre a objetividade do conhecimento destaca que as Ciências Sociais são ciências que
WEBER, Max. A “objetividade do conhecimento nas Ciências Sociais. In COHN, Gabriel. (org). Sociologia: Weber. São Paulo: Editora Ática,2006.
A clássica reflexão de Max Weber sobre a objetividade do conhecimento destaca que as Ciências Sociais são ciências que
“Não há dúvida de que cada ser humano é criado por outros que existiam antes dele; sem dúvida, ele cresce e vive como parte de uma associação de pessoas, de um todo social – seja este qual for. Mas isso não significa nem que o indivíduo seja menos importante do que a sociedade, nem que ele seja um “meio” e a sociedade, o “fim”. A relação entre a parte e o todo é uma certa forma de relacionamento, nada mais, e como tal, sem dúvida, já é bastante problemática. Em certas condições, pode ser vinculada à relação entre os meios e o fim, mas não lhe é idêntica; inúmeras vezes, uma forma de relação não tem a mínima ligação com a outra”.
ELAIS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores,1994.
Com base no pensamento de Norbert Elias, avalie as afirmações a seguir.
I. A sociedade é como uma rede de funções que as pessoas desempenham umas em relação às outras.
II. A maneira como indivíduos se comportam envolve as suas relações passadas ou presentes com outras pessoas.
III. A história de cada indivíduo não tem relevância para compreensão sociológica do que é a sociedade.
É correto o que se afirma em
ELAIS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores,1994.
Com base no pensamento de Norbert Elias, avalie as afirmações a seguir.
I. A sociedade é como uma rede de funções que as pessoas desempenham umas em relação às outras.
II. A maneira como indivíduos se comportam envolve as suas relações passadas ou presentes com outras pessoas.
III. A história de cada indivíduo não tem relevância para compreensão sociológica do que é a sociedade.
É correto o que se afirma em
O saber sociológico tem como preocupação a elucidação de processos concretos da vida social, considerando
“Na teoria da estruturação, um ponto de partida hermenêutico é aceito na medida em que se reconhece que a descrição de atividades humanas requer familiaridade com as formas de vida expressas naquelas atividades”.
GIDDENS, Anthony. A constituição da sociedade. São Paulo: Martins Fontes,2009.
Considerando a noção de dualidade da estrutura de Anthony Giddens, avalie as asserções a seguir e a relação entre elas.
I. As regras e os recursos esboçados na produção e na reprodução da ação social são, ao mesmo tempo, os meios de reprodução do sistema.
PORQUE
II. As propriedades estruturais de sistemas sociais são, ao mesmo tempo, meio e fim das práticas que elas recursivamente organizam.
A respeito dessas asserções, é correto afirmar que
GIDDENS, Anthony. A constituição da sociedade. São Paulo: Martins Fontes,2009.
Considerando a noção de dualidade da estrutura de Anthony Giddens, avalie as asserções a seguir e a relação entre elas.
I. As regras e os recursos esboçados na produção e na reprodução da ação social são, ao mesmo tempo, os meios de reprodução do sistema.
PORQUE
II. As propriedades estruturais de sistemas sociais são, ao mesmo tempo, meio e fim das práticas que elas recursivamente organizam.
A respeito dessas asserções, é correto afirmar que