Filtrar


Questões por página:
Fato Social é todo acontecimento que envolve indivíduos que compartilham um determinado meio social. Estes fatos sociais são as regras, os costumes, as situações em que o indivíduo se vê enredado pelo simples motivo de viver em sociedade. Assim, casamentos, rituais religiosos e culturais, festas religiosas, cívicas ou típicas, vestimentas, trabalhar ou estudar, todas são atividades que o indivíduo exerce e participa devido ao meio em que vive. Quando tomados na sua totalidade frente ao universo social em que estão contidos, por exemplo, quando considerado o número total de nascimentos, frente a população total do país, apurando-se assim a Taxa de Natalidade, temos o que Émile Durkheim chamou de observação de um fenômeno social, objeto e prática do estudo da Sociologia.
Sobre o fato social, assinale a alternativa que descreva as três características que o definem.
Max Weber procurou compreender a sociedade a partir dos indivíduos que a formam e de suas ações; para ele as ações individuais influenciam e são influenciadas pelas ações de outros indivíduos, ao que ele chamou de ação social. Assinale a alternativa que melhor descreva a ação social racional com relação a valores, conforme conceito estabelecido por Max Weber.
Sobre a divisão de classes no sistema capitalista, leia a citação a seguir:
“A necessidade de um mercado cada vez maior para seus produtos impele a burguesia por toda a superfície do globo. Ela precisa se estabelecer em toda parte, explorar em toda parte, criar conexões em toda parte.” (Marx e Engels,1848)
Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
Sobre a evolução do pensamento de Karl Marx é correto afirmar que:
Para Karl Marx, as relações de produção estabelecidas historicamente, determinam a maneira pela qual uma parcela minoritária da população apropria-se do excedente de produção gerado pela maioria, através da maisvalia. A este processo histórico, Marx denomina: