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“Não só os intelectuais transformaram política em racionalidade, mas a proclamação das virtudes da racionalidade constituiu uma expressão de seu otimismo e serviu para alimentar o otimismo de todos. Seu credo era: à medida que avançamos na direção de uma compreensão mais verdadeira da realidade, avançamos consequentemente na direção de uma melhor governança da sociedade real e, assim, da realização mais plena do potencial humano. Como modo de construção do saber, a ciência não se limitou a construir-se sobre essa premissa; ela se propôs como método mais seguro de realizar a busca racional.” (WALLERSTEIN, I. “Ciência Social e Sociedade contemporânea. As garantias evanescentes de racionalidade” In: O Fim do Mundo como o concebemos. Ciência Social para o século XXI. Rio de Janeiro: Revan, 2002.)
Na passagem acima, o sociólogo contemporâneo Immanuel Wallerstein faz referências ao otimismo que o fortalecimento da ciências, de um modo geral, bem como o surgimento das Ciências Sociais, de modo mais específico, propiciaram no contexto da consolidação da sociedade capitalista. Nesse sentido, qual, ou quais, das correntes sociológicas que surgiram entre os séculos XIX e XX seria, ou seriam exemplos desse otimismo?
1. Emile Durkheim
2. Talcott Parson
3. Pierre Bourdieu
( ) A escola é uma instituição fundamental no processo de reprodução e legitimação das desigualdades sociais.
( ) O sistema educativo tem como funções a socialização e a seleção dos indivíduos, estando relacionado á economia e ao sistema político.
( ) A educação é um fato social, portanto se impõe coercitivamente sobre os indivíduos e promove uma maior integração destes com o todo social.
Assinale a alternativa que mostra a relação correta, de cima para baixo.
O estudo a respeito das classes sociais esteve, desde o início, relacionado ao problema das desigualdades econômicas e de poder. Em O Capital (1867-90), Marx se indaga sobre esta relação: "A questão que imediatamente se coloca é esta: o que é uma classe? A resposta a esta pergunta decorre da que demos a esta outra: o que é que transforma os operários assalariados, os capitalistas e os proprietários de terras em fatores das três grandes classes sociais?’'.
(MARX apud SANTOS, Theotonio. Conceito de classes sociais. Petropolis: Vozes, 1982.)
Assinale a opção que caracteriza corretamente a posição de Marx a respeito do conceito de classe social.
A respeito da classificação dos tipos ideais da ação social, assinale a opção que os caracteriza corretamente.