Filtrar


Questões por página:
A escola e a educação ocuparam um lugar central no pensamento sociológico desde o final do século XIX. A esse respeito, relacione os sociólogos as respectivas perspectivas sobre educação.

1. Emile Durkheim
2. Talcott Parson
3. Pierre Bourdieu

( ) A escola é uma instituição fundamental no processo de reprodução e legitimação das desigualdades sociais.
( ) O sistema educativo tem como funções a socialização e a seleção dos indivíduos, estando relacionado á economia e ao sistema político.
( ) A educação é um fato social, portanto se impõe coercitivamente sobre os indivíduos e promove uma maior integração destes com o todo social.

Assinale a alternativa que mostra a relação correta, de cima para baixo.

O estudo a respeito das classes sociais esteve, desde o início, relacionado ao problema das desigualdades econômicas e de poder. Em O Capital (1867-90), Marx se indaga sobre esta relação: "A questão que imediatamente se coloca é esta: o que é uma classe? A resposta a esta pergunta decorre da que demos a esta outra: o que é que transforma os operários assalariados, os capitalistas e os proprietários de terras em fatores das três grandes classes sociais?’'.

(MARX apud SANTOS, Theotonio. Conceito de classes sociais. Petropolis: Vozes, 1982.)

Assinale a opção que caracteriza corretamente a posição de Marx a respeito do conceito de classe social.

Weber considera a Sociologia como "a ciência compreensiva da ação social" e, diferentemente de seus predecessores, concentrou a sua analise
Para Max Weber, a ação social é aquela cujo objetivo é compartilhado com e orientado para outras pessoas. O sociólogo deve levar em conta o significado intencional que o ator social atribui à sua ação, a qual pode nascer da aceitação de um valor - por hábito ou tradição -, ou de impulsos emotivos irracionais.

A respeito da classificação dos tipos ideais da ação social, assinale a opção que os caracteriza corretamente.
Ao investigar os tipos de coerção exercidos sistematicamente sobre os indivíduos e as forças que mantém uma sociedade coesa, Durkheim caracteriza a "solidariedade orgânica", a qual se manifesta