Filtrar


Questões por página:
Como consequência imediata da tragédia causada pelos grandes incêndios dos edifícios Andraus e Joelma, pode-se apontar a ocorrência, ainda em meados da década de 1970, do seguinte fato relevante:
O Coronel Antonio Ferreira Marques, Comandante Geral oriundo do Exército, procedeu a ampla remodelação na atual Polícia Militar de São Paulo. Como fruto palpável dessa reorganização, destaca-se a
Leia o texto: “Logo depois, a PF prende também Gilberto Gil. Os dois são levados para quartel da Polícia do Exército, na rua Barão de Mesquita. Passam o reveillon de 1969 na cadeia. Lá Caetano encontra outros presos, como Ênio Silveira, dono da editora Civilização Brasileira (a mesma dos livros de Bertrand Russell), que lhe empresta O estrangeiro, de Camus. Depois, é transferido para um outro quartel, em vila militar no subúrbio de Deodoro, zona norte do Rio. Na cela ao lado, Gil divide espaço com Paulo Francis, Ferreira Gullar e outros intelectuais. Caetano vai parar na barbearia do quartel e perde a cabeleira “selvagemente grande" cultivada por quase dois anos. Após dois meses na cadeia, são transferidos para Salvador e lá permanecem confinados por mais quatro meses. Proibidos de se apresentar em público e de dar entrevistas, tomam o caminho do exílio. Ao embarcar para Londres, um dos policiais afirma para Caetano: - Não volte nunca mais. E, se pensar em voltar se entregar logo que chegue para nos poupar trabalho". (MARCELO, Carlos.1970 – Renato Russo: o filho da revolução. Rio de Janeiro: Agir,2009. p.40.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre a Ditadura Militar Brasileira (1964 - 1985), assinale a alternativa correta:
Durante o período da Ditadura Militar no Brasil, muitos eram os que julgavam que a população não tivesse maturidade política para decidir os destinos da nação. Apenas com muita luta que se conseguiu que um regime mais democrático fosse instalado no País, no entanto frases como: “brasileiro não sabe votar”, “político é tudo igual” são comumente ditas ainda por uma parte da população brasileira. Sobre a difícil construção da democracia no Brasil é correto afirmar que:

O golpe civil-militar de 1964 no Brasil provocou uma ruptura violenta no sistema democrático vigente desde 1946. O país passou a ser governado por generais escolhidos pelo Congresso Nacional em eleições indiretas e sem a participação popular. Uma das formas jurídicas mais frequentes empregadas pelo regime para a garantia da governabilidade deu-se por meio da decretação dos “Atos Institucionais”.

 

 

A respeito desse processo histórico, que durou 21 anos (1964-1985), assinale a alternativa INCORRETA.