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A treliça isostática da figura foi montada com perfis de aço com área da seção transversal de 10 cm2 e está submetida a duas cargas concentradas de 6 Kn.
Se o módulo de elasticidade do aço for 200 GPa, o alongamento da barra AB, em mm, será
Observe os diagramas de carregamentos e esforços cortantes a seguir e assinale a alternativa correta.
Considere as seguintes proposições:
I) As tensões principais são 15MPa e 65Mpa; II) A tensão cisalhante máxima é 25Mpa; III) As ordenadas x e y do ponto M que representa uma rotação de 60 graus em relação ao plano de tensão máxima são 42,5MPa e 21,7MPa.
Pode-se afirmar que:
Quando do estacionamento dos caminhões bomba e betoneira em determinada obra, o engenheiro da construtora responsável pela obra realizou alguns procedimentos para garantir que o concreto estivesse de acordo com o que fora encomendado à empresa fabricante e com o especificado no projeto. Ao iniciar os procedimentos, ele verificou que o lacre do caminhão betoneira não coincidia com o código da nota fiscal. Ainda assim, ele aceitou o lote porque as outras informações da nota estavam de acordo com as especificações de projeto. Em seguida, pediu para o condutor do caminhão betoneira, que estava ligado ao caminhão bomba, gerar um primeiro jato com uma pequena quantidade de concreto, para realizar o ensaio de abatimento (slump test).
O engenheiro solicitou ao ajudante que confeccionasse três corpos de prova que serviriam para testar a resistência do concreto em laboratório para a concretagem de pilares de um andar da edificação com volume correspondente a 9 m3 . Durante a concretagem da laje, para acelerar o adensamento do concreto, o encarregado colocou o vibrador de imersão em contato com as paredes das fôrmas e ferragens já concretadas.
Com base nessa situação hipotética, julgue o item subsecutivo.
Para a realização dos ensaios de resistência do concreto dos pilares em laboratório, o engenheiro deveria ter confeccionado pelo menos um corpo de prova para cada metro cúbico de concreto.