Filtrar


Questões por página:
A Resistência dos materiais trata-se de um ramo da mecânica que tem por objetivo estudar as relações entre cargas externas aplicadas a um corpo deformável e a intensidade das forças internas que atuam nesse corpo. Analise as afirmativas a seguir:
I. força normal localiza-se no plano da área e é criada quando as cargas externas tendem a provocar o deslizamento das duas partes do corpo, uma sobre a outra; II. momento de torção é provocado pelas cargas externas que tende a fletir o corpo em relação ao eixo localizado no plano da área; III. se o corpo estiver submetido a um sistema de forças coplanares, então existirão agindo nesse corpo apenas os componentes de força normal, de cisalhamento e momento fletor; IV. o equilíbrio de um corpo requer tanto o equilíbrio de momentos, para evitar que o corpo sofra translação ou tenha movimento acelerado ao longo de uma trajetória retilínea ou curvilínea, como o equilíbrio de forças, para evitar a rotação do corpo.
Quando uma força é aplicada sobre uma mola, ela é capaz de deformar a mola e, consequentemente, a mola produz uma força contrária à força externa, denominada força elástica, tornando-se maior de acordo com a deformação da mola, ou seja, a distensão de um objeto elástico é diretamente proporcional à força aplicada sobre ele. Essa afirmativa refere-se à:
Considere a figura a seguir, que representa uma viga biapoiada com comprimento “L” submetida a um carregamento uniformemente distribuído com intensidade “q”.

Imagem associada para resolução da questão

Adotando-se o valor de 60kN/m para a carga uniformemente distribuída e o comprimento total de 6m para a viga em questão, é CORRETO afirmar que o momento fletor e o esforço cortante no centro da viga, serão, respectivamente:
Sobre o comportamento da curva tensão-deformação dos materiais, marque a alternativa correta:
De acordo com norma específica, na combinação de ações e eventuais acréscimos de carga admissível em um projeto de fundações e ainda quando forem levadas em consideração todas as combinações possíveis entre os diversos tipos de carregamento previstos pelas normas estruturais, inclusive a ação do vento, pode-se, na combinação mais desfavorável, majorar os valores admissíveis das tensões no terreno e das cargas admissíveis em estacas e tubulões em: