Filtrar


Questões por página:
Considerando as normativas do Conselho Federal de Psicologia, o laudo psicológico no contexto forense deve ser considerado como um documento

A respeito da Resolução CFP nº 007/2003, a qual institui o Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos pelo psicólogo, decorrentes de avaliação psicológica, destaca-se que:

O referido Manual dispõe sobre os seguintes itens: Princípios Norteadores; Modalidades de Documentos; Conceito/Finalidade/Estrutura; Validade dos documentos; Guarda dos documentos.

Considerando esses aspectos abordados na normativa, assinale a alternativa CORRETA.

A Resolução CFP nº 007/2003, a qual institui o Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos pelo psicólogo, decorrentes de avaliação psicológica, estabelece alguns parâmetros para a construção de quatro modalidades de documentos. A esse respeito, avalie as proposições a seguir, considerando o texto da referida resolução.

I. Documento que certifica uma determinada situação ou estado psicológico, tendo como finalidade afirmar sobre as condições psicológicas de quem, por requerimento, o solicita.

II. Deve ser subsidiado em dados colhidos e analisados, à luz de instrumental técnico, consubstanciado em referencial técnico-filosófico e científico adotado pelo psicólogo.

III. O item Descrição da Demanda é destinado à narração das informações referentes à problemática apresentada e dos motivos, razões e expectativas que produziram o pedido do documento.

IV. Apresentar resposta esclarecedora, no campo do conhecimento psicológico, por meio de uma avaliação especializada, de uma “questão-problema”, visando a dirimir dúvidas que estão interferindo na decisão.

V. Deve conter narrativa detalhada e didática, com clareza, precisão e harmonia, tornando-se acessível e compreensível ao destinatário.

É CORRETO o que se afirma sobre o Relatório/Laudo Psicológico em

De acordo com SHINE (2008), o laudo psicológico, também chamado de relatório psicológico, deve conter, no mínimo, cinco itens. Assinale a alternativa que não corresponde a um item de um laudo psicológico, na visão de SHINE:
Sobre os documentos elaborados por psicólogos, decorrentes de avaliação psicológica, definindo-a como processo técnico-científico de coleta de dados, estudos e interpretação de informações a respeito dos fenômenos psicológicos, que são resultantes da relação do indivíduo com a sociedade, é CORRETO afirmar que