Filtrar


Questões por página:

De acordo com a Resolução CFP 05/2010, sobre a Declaração Psicológica, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) Consiste em um documento que certifica, com fundamento em um diagnóstico psicológico, uma determinada situação, estado ou funcionamento psicológico, com a finalidade de afirmar as condições psicológicas de quem, por requerimento, o solicita.

( ) É o documento psicológico mais objetivo e sucinto entre todos. Responde a solicitações pontuais que visam a informar situações que envolvem dia(s), horários e tempo de atendimento da(o) paciente/cliente e/ou da pessoa que a(o) acompanha.

( ) Nunca deve apresentar registro de sintomas, estados psicológicos, ou qualquer outra informação que diga respeito ao funcionamento psicológico da pessoa atendida.

( ) Apresenta informações técnicas e científicas dos fenômenos psicológicos, considerando os condicionantes históricos e sociais da pessoa, grupo ou instituição atendida.

De acordo com a Resolução nº 6, de 29 de março de 2019, analise as assertivas e assinale a alternativa correta. I. O Atestado Psicológico é o documento mais objetivo e sucinto entre todos. Responde às solicitações pontuais que visam informar situações que envolvem dia, horário e tempo de atendimento do paciente. II. É vedado o registro de sintomas, situações ou estados psicológicos na Declaração. III. O Laudo Psicológico visa a comunicar a atuação do profissional da psicologia em diferentes processos de trabalho já desenvolvidos ou em desenvolvimento, podendo gerar orientações, recomendações, encaminhamentos e intervenções pertinentes à situação descrita no documento, não tem como finalidade de produzir diagnóstico. IV. Os procedimentos a serem descritos no Relatório Psicológico dizem respeito a descrição de toda e qualquer atividade, técnica, argumentação técnico-científica e considerações éticas utilizadas na prestação de serviço psicológico e devem basear-se em evidências científicas.

A avaliação psicológica é um processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas que, de acordo com cada área do conhecimento, requer metodologias específicas. Ela é dinâmica, e se constitui em fonte de informações de caráter explicativo sobre os fenômenos psicológicos, com a finalidade de subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo, dentre eles, saúde, educação, trabalho e outros setores em que ela se fizer necessária. Trata-se de um estudo que requer um planejamento prévio e cuidadoso, de acordo com a demanda e os fins aos quais a avaliação se destina.


Fonte: Cartilha sobre Avaliação psicológica do CFP, Junho/2007.


Considerando o texto apresentado e de acordo com a resolução CFP nº 007/2003, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:


( ) O atestado, o laudo e o parecer são documentos decorrentes da avaliação psicológica e devem ser cuidadosamente elaborados, levando em consideração todo rigor técnico e científico.

( ) A finalidade do laudo psicológico será a de apresentar os procedimentos e conclusões gerados pelo processo da avaliação psicológica, relatando sobre o encaminhamento, as intervenções, o diagnóstico, o prognóstico e evolução do caso, orientação e sugestão de projeto terapêutico.

( ) A declaração deverá conter em sua estrutura a demanda trazida pelo cliente referentes à problemática apresentada e dos motivos, razões e expectativas que produziram o pedido do documento.

( ) O parecer tem como finalidade apresentar resposta esclarecedora, no campo do conhecimento psicológico, através de uma avaliação especializada, de uma “questão problema”, visando elucidar as dúvidas que estão interferindo na decisão.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

No que se refere aos documentos psicológicos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I - O atestado psicológico tem a finalidade de fornecer um diagnóstico nosológico, sendo necessário o uso da CID. PORQUE II - Resulta de uma avaliação psicológica sistemática e delimitada no tempo. A respeito dessas asserções, é correto afirmar que
Na elaboração de documentos como laudos, pareceres e relatórios, o profissional da Psicologia deve respeitar dois princípios. São eles: