Filtrar


Questões por página:

INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder à questão 02.


Art.4º - Um teste psicológico tem por objetivo identificar, descrever, qualificar e mensurar características psicológicas, por meio de procedimentos sistemáticos de observação e descrição do comportamento humano, nas suas diversas formas de expressão, acordados pela comunidade científica.


Fonte: CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução nº.9, de 25 de abril de 2018. Brasília: CFP,2018.

O Art.4º é parte integrante da Resolução n.º 9/2018, do Conselho Federal de Psicologia, que estabelece diretrizes para a realização de avaliação psicológica no exercício profissional da psicóloga e do psicólogo, regulamenta o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI) e revoga resoluções anteriores a este respeito. A partir desse artigo, é possível inferir que:


I. Para um teste psicológico ser aprovado pelo SATEPSI, ele deve avaliar as características psicológicas de um comportamento humano observadas e descritas sistematicamente.


PORQUE


II. A fidedignidade de um teste psicológico se refere à estabilidade com que os escores dos avaliados se conservam em aplicações distintas desse mesmo instrumento.


Considerando-se a relação entre as asserções acima, assinale a alternativa CORRETA.

A Resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP) nº 010/2017 dispõe sobre a Política de Orientação e Fiscalização do Sistema Conselhos de psicologia. A respeito das Comissões de Orientação e Fiscalização (COFs) dos conselhos Regionais de Psicologia (CRPs), assinale a alternativa correta.
Em conformidade com a Nota Técnica de Orientação às(aos) Psicólogas(os) sobre Avaliação da Capacidade Decisional de Pessoas com Deficiência e/ou com Doenças Crônicas e em relação à demanda por avaliação psicológica, tendo como complemento as orientações constantes na Nota Técnica nº 04/2019 do Conselho Federal de Psicologia, analise as assertivas abaixo:
I. A avaliação psicológica da capacidade decisional não é uma avaliação global. Tratará sempre de domínios específicos, tais como: financeiro, afetivo, de saúde, educação, autocuidado etc.
II. Na avaliação psicológica de capacidade decisional, quando observado prejuízo da capacidade decisional, a(o) psicóloga(o) deve informar a dimensão a que o prejuízo se refere e indicar a necessidade de utilização de recursos de tomada de decisão apoiada.
III. A avaliação psicológica de capacidade decisional substitui a avaliação de deficiência intelectual, de capacidade ou transtorno mental.
Quais estão corretas?
Tomando como referência a definição feita pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), analise os enunciados abaixo sobre a avaliação psicológica segundo o CFP (2013):

I- O uso ou não de teste depende do psicólogo e do seu pensamento clínico em relação a cada paciente.

II- A avaliação psicológica engloba qualquer atividade com ou sem o uso de testes.

III- A avaliação é um amplo processo de investigação, no contexto que se conhece o avaliado e sua demanda, com o objetivo de programar a tomada de decisão mais apropriada pelo psicólogo.

Assinale a alternativa que contempla as sentenças CORRETAS:
O Conselho Federal de Psicologia regulamentou a realização de serviços psicológicos por meio da tecnologia da informação e da comunicação. Contudo, para os processos de avaliação psicológica ainda é necessário que se garanta o preconizado na Resolução CFP