Filtrar


Questões por página:

Vânia é psicóloga perita do MP e antes de iniciar a avaliação das partes de um processo judicial, recebe a visita de Andrea, também psicóloga, que atua como assistente técnica contratada por uma das partes.


Andrea quer participar das entrevistas de avaliação pericial, inclusive da parte contrária.


Sobre a pretensão de Andrea, de acordo com a Resolução nº 008/2010 do CFP, que dispõe sobre a atuação do psicólogo como perito e assistente técnico no Poder Judiciário, assinale a afirmativa correta.

Sobre a atuação do psicólogo como perito nos diversos contextos, segundo a resolução nº 017/2012 do CFP, analise as afirmativas a seguir.


I. O periciado deve ser informado acerca dos motivos, das técnicas utilizadas, das datas e do local da avaliação pericial psicológica.

II. A recusa do periciado ou de seu dependente em submeter-se às avaliações para fins de perícia psicológica deve ser registrada devidamente nos meios adequados.

III. A devolutiva do processo de avaliação deve direcionar-se para as impressões do perito, os resultados, as técnicas utilizadas e o prognóstico.


Está correto o que se afirma em

Os testes são instrumentos comumente utilizados na avaliação psicológica, especialmente quando a finalidade é avaliar candidatos em um processo seletivo. Nem todos os testes utilizados em seleção de pessoas são de uso privativo do psicólogo. De acordo com o Conselho Federal de Psicologia, os “instrumentos não privativos do psicólogo” são aqueles que não correspondem à definição de teste psicológico e
A avaliação psicológica é um procedimento frequentemente empregado na seleção de pessoas no setor privado, mas também é utilizada na seleção pública. A prática da avaliação psicológica é regulada pelo Conselho Federal de Psicologia, que recentemente publicou a Resolução n° 009/2018. Essa resolução tem o poder de regulamentar o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (Satepsi) e também de

“O Conselho Regional de Psicologia do Estado do Rio de Janeiro traçou algumas reflexões éticas para o exercício profissional da psicologia. Por meio dessas reflexões, explicitou a necessidade de uma postura ética, além das normas, tendo em vista alguns dilemas como ‘prática da psicologia exercida por padres, pastores ou pessoas diretamente vinculadas a algum tipo de religião’ e a ‘Revelação de cliente ao psicólogo (em ambulatório público) sobre sua Condição de foragido da polícia’.”

(CRP-RJ,2014, p.27.)

Diante do exposto, assinale a afirmativa correta.