Filtrar


Questões por página:

Leia o texto abaixo.

"No século XIX, a consolidação do sistema capitalista na Europa irá fornecer os elementos que servirão de base para o surgimento da Sociologia como ciência particular. No início desse século, o pensamento de Saint Simont (1760-1830), de G.W.E. Hegel (1770-1830) e de David Ricardo (1772-1823), entre outros, será o elo para que Auguste Comte (1789-1857) e Karl Marx (1818­ 1883) desenvolvam suas reflexões sobre a sociedade de maneiras radicalmente divergentes”.

TOMAZZI, Nélson Dácio. Iniciação à Sociologia. Atual: São Paulo,1993.

 

Identifique as duas revoluções modernas que criaram as condições para a emergência da Sociologia como ciência.

Sobre o processo de socialização, podemos afirmar corretamente que

O ensino da Sociologia no nível médio deve estar centrado nas dimensões que definem a perspectiva da análise sociológica frente aos fenômenos sociais e históricos, tendo como suporte a apresentação das doutrinas ou teorias gerais que marcam o campo disciplinar da Sociologia. Com base na proposta curricular, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. O primeiro aspecto assenta-se na proposição do necessário distanciamento cognitivo da percepção do senso comum. Isto implica desenvolver uma atitude de “estranheza” frente às práticas da vida cotidiana trazendo, como consequência, a “desnaturalização” das concepções rotineiras de realidades sociais, permitindo que os estudantes possam desenvolver uma nova visão, de natureza sociológica, reconhecendo em nossas ideias comuns sobre a vida social, a marca do viés próprio a cada cultura e as condições do tempo histórico em que se situam.

II. O segundo aspecto é composto de conceitos, teorias e mesmo das doutrinas que alimentam a identidade substantiva da Sociologia vista como disciplina científica. É neste celeiro teórico, especialmente o das teorias dos autores clássicos, que iremos buscar as ferramentas que auxiliam na formação de uma atitude de distanciamento cognitivo em relação ao mundo em que estamos imersos.

III. Há uma grande e significativa diferença entre o que as pessoas, grupos ou governos definem como problema social e o que os sociólogos chamam de problema sociológico.

Estão corretas as afirmativas: