Filtrar

Cargo:

Escolaridade:

Ano:

Banca Organizadora:

Instituição:

Modalidade:

Disciplina:

Assunto:

Saúde Bucal Coletiva

Questões por página:
A prestação de serviços de saúde bucal deve priorizar os agravos de maior gravidade e/ou mais prevalentes. Os principais agravos que acometem a saúde bucal no Brasil e têm sido objeto de estudos epidemiológicos em virtude de sua prevalência e gravidade.

Sobre isso, analise as asserções a seguir:



I. O primeiro inquérito nacional, realizado em 16 capitais no ano de 1996, mostrou um CPO aos 12 anos de 6,7, ou seja, quase sete dentes afetados pela cárie, sendo a maioria destes ainda sem tratamento.
II. Fatores culturais e socioeconômicos assim como diabetes e fumo são os principais fatores de risco comuns tanto para a cárie como para doença periodontal.
III. O edentulismo é resultante dentre outros, da baixa oferta e cobertura dos serviços, modelo assistencial predominante de prática mutiladora aliada às características culturais que exercem significativa influência sobre o modo como a perda dentária é assimilada.
IV. As condições oclusais no Projeto SB Brasil 2010 foram avaliadas em crianças de 5 e 12 anos e na faixa etária de 15 a 19 anos.


Assinale a alternativa em que se contempla o quantitativo de afirmações CORRETAS.
De acordo com a Portaria n.º 7.508/2011, que regulamenta a Lei nº 8.080/90, para dispor sobre a organização do Sistema Único de Saúde - SUS, o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa, Sobre as Comissões Intergestores, assinale a alternativa CORRETA:
Com base na Portaria n.º 2.436/2017 que versa sobre a Política Nacional de Atenção Básica, assinale a alternativa CORRETA que contempla as atribuições do Técnico em Saúde Bucal.
Considerando as ações odontológicas preventivas preconizadas pelo Ministério da Saúde, de acordo com as diretrizes da política nacional de saúde bucal, analise as alternativas abaixo e assinale a INCORRETA:
Segundo as diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde – 2006, a promoção de saúde bucal está inserida num conceito amplo de saúde, que transcendo a dimensão meramente técnica do setor odontológico, integrando a saúde bucal às demais práticas de saúde coletiva. Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Um indivíduo saudável é aquele que não apresenta qualquer tipo de patologia, seja física ou mental.
( ) Saúde e doença são determinadas por fatores políticos e espirituais, não envolvendo outros fatores como os psicológicos.
( ) A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta que a promoção de saúde deve ir além da educação tendo como princípio chave o envolvimento da população no contexto de sua vida no dia a dia.
( ) A OMS classifica como problemas de saúde bucal na população mundial: cárie dentária, doença periodontal, má-oclusão, câncer bucal, fendas e fissuras labiopalatinas e fluorose.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.