Filtrar


Questões por página:
As doenças diarreicas e respiratórias persistem como graves problemas para a criança e, quando associadas à desnutrição, colocam em risco a sua vida. Por essa razão, o Ministério da Saúde propôs uma estratégia de abordagem da criança, denominada Atenção às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI). Sendo assim, o AIDPI hoje se constitui numa importante ferramenta de identificação de sinais de risco e qualificação do manejo dos casos.
De acordo com os critérios de abordagem de risco da criança nas unidades de saúde, analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa em que todos os itens estão corretos.

I. Crianças com cartão de vacinação atrasado, prematuras, desnutridas e residentes em áreas de risco constituem o grupo considerado de risco.
II. As principais queixas, sinais e sintomas que devem ser verificados são: febre, tosse, coriza, dor de ouvido, vômitos e diarreia.
III. Os sinais e sintomas gerais de perigo são: prostração, irritabilidade e agitação intensas, respiração rápida, desidratação, palidez intensa e esforço respiratório.

Nos serviços de saúde, durante o atendimento a crianças entre 2 meses e 5 anos de idade, independente do problema referido pelos responsáveis, cinco sintomas classificados como sinais gerais de perigo deverão ser obrigatoriamente investigados pelo Enfermeiro.
Esses sintomas são:
O método canguru é um tipo de assistência neonatal que envolve o contato precoce pele a pele entre mãe e recém-nascido prematuro ou de baixo peso. De acordo com a Norma de Atenção Humanizada ao Recém-Nascido de Baixo Peso, a colocação do neonato sobre o tórax da mãe poderá ser iniciada na unidade neonatal:
Foi internada em uma Clínica Pediátrica uma criança de 2 anos de idade, com perda de peso, pele enrugada, atrofia muscular, hipotonia e hipotermia. Após avaliação médica, foi diagnosticado caso de desnutrição grave. Nesse caso, um dos cuidados de enfermagem é
Uma criança com 5 anos de idade foi hospitalizada em uma unidade pediátrica com diagnóstico de Síndrome Nefrótica, apresentando proteinúria maciça, hipoproteinemia, edema generalizado e intumecimento da face. Nesse caso um dos cuidados de enfermagem é