Filtrar


Questões por página:
O câncer do colo do útero é caracterizado pela replicação desordenada do epitélio de revestimento do órgão, comprometendo o tecido subjacente, podendo invadir estruturas e órgãos. O câncer do colo do útero é o terceiro mais incidente na população feminina brasileira. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.
A prevalência e a incidência das Infecções Sexualmente Transmissíveis permitem compreender as condições de saúde das populações em relação ao contexto social em que vivem. Dentre essas infecções, a sífilis tem particularidades que justificam seu estudo em busca da compreensão sobre seu caráter epidêmico em vários lugares do mundo.
Considerando-se a epidemia de sífilis no Brasil e as atribuições dos profissionais da enfermagem no controle, no acompanhamento e no tratamento dessa doença, assinale a alternativa correta.

Durante a consulta de enfermagem na área de saúde da mulher, o enfermeiro pode detectar alguma situação ou vestígio que indique a ocorrência de violência, a qual se configura como qualquer ato ou conduta que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual, psicológico, patrimonial e moral.

Dadas as afirmativas sobre o cuidado de enfermagem à mulher vítima de violência,


I. Apenas quando o atendimento à mulher vítima de violência ocorre em um serviço de saúde público, o enfermeiro tem autonomia para realizar a notificação compulsória do ocorrido com base na Lei nº 10.778/2003.


II. Com base na Resolução do Conselho Federal de Enfermagem nº 556/2017, a atuação do Enfermeiro Forense pode ocorrer na área de perícia, de assistência técnica e de consultoria.


III. No atendimento à mulher vítima de violência, a cadeia de custódia se refere ao processo de documentar a história cronológica da evidência.


IV. De acordo com a classificação das Necessidades Humanas Básicas, segundo o modelo conceitual de Wanda Horta, as necessidades psicobiológicas dessas mulheres se referem à segurança, ao amor, à liberdade, à comunicação, à gregária, à aceitação, à autorrealização e à autoestima.


verifica-se que está/ão correta/s

Helena,28 anos, comparece à Unidade Básica de Saúde (UBS) para uma consulta de enfermagem no puerpério, sete semanas após um parto normal e sem complicações. Ela está amamentando exclusivamente, e o bebê apresenta ganho de peso adequado. Helena manifesta preocupação com a possibilidade de engravidar novamente, pois já teve um episódio de menstruação desde o parto. No momento, ela não utiliza nenhum método contraceptivo e busca orientações sobre um método regular e seguro de anticoncepção para o período de amamentação. Durante a consulta, a enfermeira avalia seus sinais vitais, examina o abdome, verifica a cicatrização do períneo e realiza um exame das mamas, sem encontrar sinais de mastite. Além disso, a enfermeira investiga o estado emocional de Helena, que relata estar se sentindo bem, mas ligeiramente cansada devido às demandas da maternidade. Como a enfermeira deverá proceder em relação à orientação sobre anticoncepção para Helena, considerando o período do puerpério e a amamentação exclusiva?
Durante uma consulta de enfermagem em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), Jonas,32 anos, relata dor ao urinar e secreção uretral esbranquiçada há três dias. Ele tem vida sexual ativa e não utiliza preservativo de forma regular. O enfermeiro realiza uma avaliação inicial e orienta Jonas sobre os possíveis riscos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), ressaltando a importância de realizar testes para HIV e sífilis, independentemente da presença de sintomas, a fim de obter um diagnóstico completo e garantir um manejo adequado. Com base na situação apresentada, assinale a orientação que o enfermeiro deverá fornecer como parte do manejo e prevenção das ISTs.