Durante a consulta de enfermagem na área de saúde da mulher, o enfermeiro pode detectar alguma situação ou vestígio que indique a ocorrência de violência, a qual se configura como qualquer ato ou conduta que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual, psicológico, patrimonial e moral.
Dadas as afirmativas sobre o cuidado de enfermagem à mulher vítima de violência,
I. Apenas quando o atendimento à mulher vítima de violência ocorre em um serviço de saúde público, o enfermeiro tem autonomia para realizar a notificação compulsória do ocorrido com base na Lei nº 10.778/2003.
II. Com base na Resolução do Conselho Federal de Enfermagem nº 556/2017, a atuação do Enfermeiro Forense pode ocorrer na área de perícia, de assistência técnica e de consultoria.
III. No atendimento à mulher vítima de violência, a cadeia de custódia se refere ao processo de documentar a história cronológica da evidência.
IV. De acordo com a classificação das Necessidades Humanas Básicas, segundo o modelo conceitual de Wanda Horta, as necessidades psicobiológicas dessas mulheres se referem à segurança, ao amor, à liberdade, à comunicação, à gregária, à aceitação, à autorrealização e à autoestima.
verifica-se que está/ão correta/s