Filtrar


Questões por página:
“O Brasil vive uma nova epidemia de sífilis, uma doença sexualmente transmissível que parecia existir, para a maior parte da população, apenas nos livros de história. A doença pode levar a problemas de fertilidade e até a morte, se não tratada. A maior preocupação é com a transmissão de mulheres grávidas para os fetos. Os bebês podem sofrer malformações no sistema nervoso, perder a visão ou a audição e até mesmo morrer.” (Disponível em: http://epoca.globo.com/saude/noticia/2016/11/por-que-o-brasil-vive-uma-epidemia-de-sifilis.html.) A sífilis é uma doença causada por:
“Um filme sobre a luta antimanicomial começou a ser gravado em 2013, durante as manifestações do dia 18 de maio, quando é celebrado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Nos dois anos seguintes, o diretor santista e sua equipe trabalharam com recursos próprios e colheram entrevistas de lideranças, usuários do Caps e autoridades. O filme ainda está em andamento. E a luta antimanicomial também.”
(Disponível em: http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/cultura/luta-antimanicomial-vai-para-atela/?cHash=35de72d53dcb46fd94c15b64d01c970d.)
O movimento antimanicomial brasileiro trabalha, entre outros fatores:

“A Organização Mundial da Saúde declarou que o surto da Zika já não é mais uma emergência de saúde internacional. A entidade garantiu, entretanto, que vai manter um ‘programa robusto’ contra o vírus e as complicações neurológicas relacionadas a ele. Apesar do anúncio, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, já tinha dito que a situação de emergência vai ser mantida no Brasil por tempo indeterminado. Ele também anunciou novos critérios e exames na rede de saúde para gestantes e bebês com suspeita de Zika.

(Disponível em: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2016/11/18/giro-uol-traz-os-destaques-da-noite-desta-sexta-1811-paravoce-ouca.htm.)

A doença provocada pelo Zika vírus pode, entre outros fatores, provocar danos permanentes nas pessoas infectadas.

Dentre os danos permanentes, possíveis de ocorrer, podemos identificar:


Conforme o Portal G1, a Espanha declarou, no dia 25 de outubro de 2020, “um segundo estado de emergência por uma nova onda de infecções pelo coronavírus. A decisão, anunciada pelo primeiro-ministro Pedro Sánchez, valerá pelos próximos seis meses. Entre as medidas estabelecidas por Sánchez estão o confinamento noturno em todo o país (exceto nas Ilhas Canárias), entre 23h e 6h, e a permissão para que as regiões apliquem outras restrições de movimento, como proibição de reuniões com mais de 6 pessoas e fechamento do comércio.” Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/10/25/espanhadeclara-novo-estado-de-emergencia-por-segunda-onda-de-coronavirus.ghtml. Acesso em: 25 out.2020.
Sobre a evolução da pandemia na Espanha, julgue as afirmativas abaixo. I. Em outubro de 2020, a Espanha ultrapassou a marca de um milhão de casos de Covid-19, o primeiro país no mundo a atingir essa marca. II. Na Espanha, a primeira onda da pandemia atingiu seu clímax entre o final de março e o início de abril, com cerca de 800 mortes por dia. III. Os casos na Espanha voltaram a se multiplicar a partir de julho, com as autoridades tentando salvar a temporada de turismo, um dos motores da economia espanhola.
Estão corretas:
A pandemia de Sars-Cov-2, causadora da Covid-19, completou dois anos e meio em julho de 2022. Em agosto do mesmo ano, os números alcançaram patamares alarmantes, motivando a recomendação de cuidados pelas autoridades. De acordo com as estatísticas oficiais divulgadas pelas autoridades, em agosto de 2022, o Brasil já contabilizava aproximadamente: