Filtrar


Questões por página:
Essa variante do coronavírus — também chamada B.1.1529 — foi reportada à OMS em 24 de novembro de 2021 pela África do Sul. O primeiro caso confirmado da B.1.1529 foi de uma amostra coletada em 9 de novembro de 2021. De acordo com a OMS, a variante apresenta um "grande número de mutações", algumas preocupantes. Trata-se da variante
Questão Anulada

A febre amarela “combatida por Oswaldo Cruz no início do século 20 e erradicada dos grandes centros urbanos desde 1942, [...] voltou a assustar os brasileiros em 2017, com a proliferação de casos de febre amarela silvestre [...]” (FIOCRUZ,2017).

 

Sobre a forma de transmissão da febre amarela, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A febre amarela silvestre é transmitida por macacos e a urbana é transmitida de pessoa a pessoa.

( ) O ciclo da febre amarela silvestre inicia com macacos ou humanos picados por mosquitos infectados.

( ) A destruição dos habitats dos macacos em áreas urbanas, impede a circulação do vírus da febre amarela urbana.

 

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

Em 2021, o Brasil iniciou sua campanha de vacinação contra a COVID-19. A primeira pessoa vacinada no país foi uma enfermeira, em São Paulo, marcando o começo de um esforço nacional para imunizar a população contra o coronavírus.

Quem foi a primeira pessoa vacinada contra a COVID-19 no Brasil?

Segundo a OMS, uma pandemia é declarada quando uma nova doença para a qual as pessoas não têm imunidade se espalha de pessoa para pessoa em várias partes do mundo, além do esperado e de forma muito rápida (Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/oms-declara-pandemia-do-coronavirus/). Em 2020, a OMS – Organização Mundial da Saúde, declarou que vivemos uma pandemia do novo coronavírus, chamado de SARS-CoV-2. Em que data a OMS declarou que estávamos vivendo em uma pandemia:

O governo de Roraima declarou que o estado já vive um surto de sarampo – doença erradicada no Brasil em 2015 e que volta agora com os estrangeiros que afluem ao estado, segundo as autoridades. Há dez casos confirmados, quarenta sendo estudados e duas mortes. Cerca de dois mil refugiados foram vacinados nas ruas e abrigos.

Governo de Roraima já admite surto de sarampo. IstoÉ, n.2516,14 mar.2018, p.17. Adaptado.


Em Roraima, a maior parte dos estrangeiros atingidos por esse surto de sarampo são refugiados provenientes do seguinte país: