Filtrar

Cargo:

Escolaridade:

Ano:

Banca Organizadora:

Instituição:

Modalidade:

Disciplina:

Serviço Social

Assunto:

Serviço Social e Equipe Multi e Interdisciplinar

Questões por página:
mostrar texto associado
Em caso de emissão de pareceres, laudos e perícias e de manifestações de assistentes sociais, deve-se garantir a delimitação, em separado, da opinião técnica desse profissional quando a atuação for realizada em equipes multiprofissionais, ainda que o objeto de intervenção seja comum a outras categorias.
Cada vez mais, o assistente social se insere em atividades de intervenção e de pesquisa com outros profissionais. Torna-se cada vez mais raro o trabalho isolado e mais frequente a atuação em equipes que reúnem profissionais de áreas e especialidades diferentes. Tais equipes de trabalho podem ser multidisciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares, conforme a distinção abaixo.

- A multidisciplinaridade supõe profissionais diferentes atuando sobre a mesma questão, trocando informações e coordenados por via essencialmente administrativa, que propicia o acompanhamento das ações e a sua avaliação.
- A interdisciplinaridade implica a interação entre profissionais diversos que, a partir de uma questão, identificam uma problemática comum sobre a qual intervirão, havendo entre eles reciprocidade e relações horizontalizadas.
- A transdisciplinaridade é uma radicalização da interdisciplinaridade, conduzindo à criação de um campo teórico, operacional ou disciplinar de tipo novo e mais amplo.

Com base nessas definições, o assistente social deve
Um trabalhador vem apresentando um quadro de doença mental e o Assistente Social foi chamado para compor a equipe que presta atendimento nesse campo de atuação. Considerando os pressupostos do trabalho em equipe interprofissional associados à concepção de saúde, a atuação deste profissional deverá pautar-se na perspectiva de que

A busca da interdisciplinaridade, além de ser um empreendimento de ordem filosófica, científica e educativa, corresponde também a um desafio, por se constituir num ato político de extrema relevância para a consecução do projeto de formação profissional do assistente social. Com base nisso é INCORRETO dizer que

mostrar texto associado
A atuação do assistente social no âmbito das instituições tem sido marcado pela dimensão interdisciplinar. Ao ser chamado para compor um grupo interdisciplinar que tem como responsabilidade a coordenação de processos de educação permanente, o profissional deve

I. compreender a educação permanente na perspectiva da gestão participativa e do projeto ético político profissional, melhorando o protagonismo dos sujeitos no cotidiano do trabalho.

II. compreender como uma estratégia que corrobora para as mudanças institucionais, incluindo o fluxo de informação e comunicação e, por conseguinte, as relações de trabalho.

III. concentrar-se na capacitação técnica para que haja mais eficiência no trabalho, sem, contudo, construir um arcabouço teórico que leve à indução teórico prática, pois cada dia mais a eficiência se mede pela capacidade de garantir a neutralidade instrumental.