Filtrar


Questões por página:
Pode ser estudada através de dois vieses. O primeiro relaciona-se com a construção do conhecimento e aparece como meio organizador do conhecimento, ao proporcionar uma visão holística e o desenvolvimento de uma postura crítica, e desfazer-se de uma separação absoluta entre as disciplinas. O segundo parte da aplicação como ação interventiva, método de trabalho, tendo os mesmos princípios que o primeiro, dedicando-se, porém, aos problemas práticos. Esses dois viesses analíticos são de qual temática importante ao Serviço Social?
Considerando as metodologias participativas para grupos e o trabalho do Serviço Social na saúde, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) É competência e atribuição privativa do Serviço Social elaborar estratégias que busquem reforçar e fomentar experiências nos serviços de saúde que exijam e efetivem o direito social à saúde. ( ) Os grupos são entendidos como uma importante ação interventiva unilateral, na qual o profissional pode divulgar suas atribuições e garantir a produtividade profissional. ( ) O trabalho em grupo possibilita a transformação de questões até então entendidas como individuais, em vivências coletivas, produzindo um novo sentido ao processo de saúde doença
Sobre a Interdisciplinariedade e a Multidisciplinaridade na área da saúde, assinale a alternativa correta.
A atuação em rede se constitui como uma ferramenta importante na prática profissional do Serviço Social, diante da complexa realidade social presente no cotidiano de trabalho, como a violência doméstica contra as mulheres. O trabalho em rede apresenta como característica

Como assistente social atuando no Ministério Público de Pernambuco você deverá considerar, no processo de avaliação da garantia de acesso aos serviços de proteção, a capacidade de atuar interdisciplinarmente/intersetorialmente. Sobre o tema da intersetorialidade, Maria Dalva Horácio Costa (2010), destaca entre as conclusões:


I. A intersetorialidade é mais do que articulação ou coordenação das ações, pois envolve profundas alterações na dinâmica, nos processos institucionais, conteúdos das políticas setoriais e no próprio sistema de proteção social brasileiro.

II. Os desafios de atuar como trabalhador coletivo, compartilhando responsabilidades no processo de prestação de serviços como direito do cidadão e dever de Estado, que, portanto, se destinam a sujeitos de direitos.

III. As dificuldades de romper práticas moldadas pela fragmentação, especialização e setorização e avançar na perspectiva de compartilhar saberes, tarefas e atividades no campo da intersetorialidade.


Está correto o que se afirma em