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O uso do soroban foi regulamentado pelo Ministério da Educação por meio da Portaria nº 657, de 07 de março de 2002, como instrumento facilitador no processo de inclusão de alunos com deficiência visual nas escolas regulares. Também conhecido como ábaco japonês, é um instrumento de cálculo manual utilizado para realizar tanto operações aritméticas básicas como cálculos complexos. O registro de números no soroban é sempre feito da ordem maior para a menor.
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Disponível em: https://www.fcc.org.br/fcc/wpcontent/uploads/2019/11/L%C3%BAcia-Virginia-Mamcasz-Viginheski.pdf. Acesso em 08 jul.2024

Nos sorobans representados acima temos, respectivamente, os registros dos números
Observe as operações escritas em braille
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Assinale a alternativa que apresenta a transcrição das operações para tinta na ordem em que elas aparecem (de cima para baixo):
No parágrafo 2 do Art.68 da Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015, que institui a Lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência (Estatuto da pessoa com deficiência), lê-se: “Consideram-se formatos acessíveis os arquivos digitais que possam ser reconhecidos e acessados por softwares leitores de telas ou outras tecnologias assistivas que vierem a substituí-los, permitindo leitura com voz sintetizada, ampliação de caracteres, diferentes contrastes e impressão em Braille”. No ambiente educacional, os leitores de tela são ferramentas essenciais para pessoas cegas, pois proporcionam acesso à informação, autonomia e inclusão.
Assinale a alternativa que apresenta somente softwares leitores de tela.
No contexto informático do Sistema Braille, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Os pontos (5 135) representam “maior que”.
( ) Os pontos (156) representam arroba.
( ) O ponto 3 representa o apóstrofo.


As afirmativas são, respectivamente,
O espaço por ele ocupado, ou por qualquer outro sinal, quando vazio, é também considerado por alguns especialistas como um sinal, passando assim o sistema a ser composto por 64 sinais. Denomina-se: