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A figura abaixo representa um ciclo ar padrão frio Otto. A partir da análise do referido ciclo, assinale a opção que corresponde a sua eficiência térmica e sua taxa de compressão (r) respectivamente.

DADOS

Temperatura no ponto 1: 27 °C

Temperatura no ponto 3: 1127 °C

Temperatura no ponto 4: 427 °C

Razão entre os calores específicos (K) = 1,5


Imagem associada para resolução da questão

Considerando os motores de combustão interna, julgue os itens a seguir e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.


( ) A possibilidade de autoignição estabelece um limite inferior para a taxa de compressão em motores de ignição por centelha.

( ) A autoignição pode ocorrer se a temperatura da mistura não queimada tornar-se muito alta antes de a mistura ser consumida pela frente de chama.

( ) Diferentemente do que ocorre com o ciclo Otto, a eficiência térmica do ciclo Diesel aumenta com o aumento da taxa de compressão.

( ) Caso a taxa de compressão seja a mesma, a eficiência térmica do ciclo Diesel será maior do que aquela para o ciclo Otto.


A sequência correta, de cima para baixo, é:

Acerca dos ciclos ar padrão Otto e Diesel, assinale a opção que representa respectivamente a eficiência térmica de cada ciclo.

A figura a seguir mostra um elemento de um motor à combustão interna.

Imagem associada para resolução da questão

Esse elemento é denominado

Um sistema de refrigeração consiste na retirada de calor de um ambiente ou produto. Ao ser admitido no condensador, o fluido refrigerante no estado gasoso deve ser condensado antes de retornar ao evaporador. Este processo se dá através de um trocador de calor, denominado condensador, por meio de três fases distintas, que ocorrem na seguinte ordem: