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Quando se trata de combustão detonante em motores de ignição por centelha, espera‐se do combustível que contribua positivamente na minimização desse evento. Para isso, é necessário que o combustível apresente:

Um sistema de refrigeração a ar usa aletas tipo pino conforme a ilustração apresentada. Sabe-se que m é o coeficiente de aleta dado por: Imagem associada para resolução da questão, onde h é o coeficiente de transferência de calor por convecção, P é o perímetro da aleta, k é o coeficiente de transferência de calor por condução e At é a área da secção transversal ao gradiente principal de temperatura da aleta.

(Considere: π = 3,14, r = raio da aleta.)

Imagem associada para resolução da questão


Determine “m” para a configuração de aletas tipo pino.

Questão Anulada
São consideradas características inerentes aos tipos construtivos dos compressores e suas respectivas instalações, EXCETO:
Nos motores de combustão interna existem componentes fixos e componentes móveis. Alguns dos componentes móveis são:
Questão Anulada

A caldeira é um equipamento que faz parte de plantas de processos. Tem por finalidade a produção de vapor a partir de um fluido vaporizante e energia térmica. Podemos afirmar que as seguintes alternativas estão corretas:

 

I. As caldeiras flamotubulares apresentam vantagens, pois são de fácil construção, são bastante robustas, exigem pouca alvenaria, não exigem tratamentos de água muito cuidadosos.

II. As caldeiras Aquotubulares apresentam vantagens, pois, são de fácil construção, são bastante robustas, exigem pouca alvenaria, não exigem tratamentos de água muito cuidadosos.

III. Como desvantagens podem ser observados os seguintes aspectos: pressão máxima limitada até 15 atm, devido à espessura da chapa dos corpos cilíndricos crescer com o diâmetro; partida lenta devido ao grande volume de água; pequena taxa de vaporização.

IV. As caldeiras Aquotubulares são utilizadas nos modernos projetos industriais, pois produzem grandes quantidades de vapor a elevadas temperaturas. Neste tipo de caldeira a produção de vapor atinge a temperatura de até 750 ton/h, a pressões da ordem de 200t.