Filtrar


Questões por página:
Considere os seguintes sistemas:
I. Água e sal. II. Água e gelo. III. Água e areia. IV. Gás carbônico e oxigênio.
A partir disso, assinale a alternativa correta.

Considere as afirmativas a seguir, tendo como referência a classificação periódica dos elementos.

I No grupo dos calcogênios, que quer dizer “originário da prata”, existe o elemento oxigênio que é prescindível à vida e presente em grande número de compostos.

II Os gases nobres eram também chamados de gases inertes, isto é, aqueles que não reagem; mas desde 1982 tal característica foi abandonada devido à síntese de vários compostos com o xenônio.

III Os elementos químicos bromo e mercúrio são líquidos, e os halogênios são formadores de sais.

IV O elemento químico berílio não forma facilmente o íon Be2+.

V O fósforo e o arsênio não formam íons simples, e o antimônio e o bismuto formam apenas cátions de carga 3+ devido ao efeito do par inerte.


Das afirmativas acima, estão corretas apenas:


A água é uma molécula bastante abundante no Universo, inclusive na Terra, onde cobre boa parte da superfície, e é o maior constituinte dos fluidos dos seres vivos. Em relação à molécula de água, está correto afirmar que é:
Os desastres ambientais representam, na atualidade, os maiores riscos para a destruição de ecossistemas até então sustentáveis que hoje estão completamente sujeitos a atividades antrópicas. O litoral brasileiro tem mostrado ao mundo uma condição físico-química interessante: Água e óleo não se misturam. Ainda que o recado seja no âmbito científico, se especula algo com a mesma impactação: interesses político-econômicos e meio ambiente não se misturam. Escolha a afirmação que define corretamente os tipos de misturas:
Assinale a alternativa que apresenta os números de oxidação do manganês e do zinco nas diferentes formas em que se fazem presentes tanto na reação
I.2 MnO(s) + H₂O(ℓ) + 2 e⁻ → Mn₂O₃(s) + 2 OH⁻(aq)
II. Zn(s) + 2 OH- (aq) → ZnO(s) + H₂O(ℓ) + 2 e⁻