Filtrar


Questões por página:
Questão Anulada
Diferentes líquidos, em função da sua tensão superficial, apresentam volumes de gota diferentes. A tabela abaixo mostra o número de gotas contido em 1 mL para três líquidos diferentes:

Um grupo de amigos percebe que, ao se gotejar um líquido sobre uma moeda, forma-se uma gota sobre essa moeda. Após adições sucessivas, a gota colapsa e o líquido espalha-se sobre a moeda. No entanto, eles verificam que, dependendo do líquido, o comportamento é diferente, mas o material da moeda não influencia. Assim, eles fazem um desafio para ver quem consegue utilizar o menor volume de líquido para cobrir toda a superfície da moeda, sendo que eles podem escolher entre os líquidos A, B e C e utilizar uma moeda de 5 ou 10 centavos.
Quem ganhou o desafio?
A extração de petróleo em águas profundas segue basicamente três etapas: i) perfuração, utilizando uma sonda; ii) injeção de água pressurizada, que extrai o petróleo das rochas subterrâneas; e iii) separação do petróleo misturado com água e pedaços de rochas.
A terceira etapa é realizada por meio dos métodos de
A usina de energia de Hellisheidi, na Islândia, vem testando um novo método para combater o aquecimento global: transformar o gás carbônico (CO2) em pedra. O processo ocorre em duas etapas: primeiro o CO2 é dissolvido em água em altas pressões (25 bar) e depois injetado no solo numa temperatura de 230 oC. A mineralização do gás carbônico ocorre de maneira rápida, devido à reatividade e composição do solo da região, rica em ferro, cálcio e magnésio. As duas etapas da remoção de CO2 estão esquematizadas de maneira simplificada ao lado.


A remoção desse gás da atmosfera ocorre por:
A extração de petróleo em águas profundas segue basicamente três etapas: i) perfuração, utilizando uma sonda; ii) injeção de água pressurizada, que extrai o petróleo das rochas subterrâneas; e iii) separação do petróleo misturado com água e pedaços de rochas.

A terceira etapa é realizada por meio dos métodos de:

No livro de Robson Fernandes de Farias, Introdução à química forense, publicado pela editora Átomo, de Campinas, na 2ª edição, datada de 2008, na página 71, é dito que:

“A técnica mais utilizada [para a identificação de digitais] consiste na aplicação de uma fina camada de pó sobre o local onde, acredita-se, possa haver impressões digitais. Uma vez que impressões tenham sido assim reveladas, segue-se a etapa do decalque. Tal técnica baseia-se na aderência de um determinado pó sobre os diversos compostos químicos que compõem a impressão. Ligações de hidrogênio e forças de Van der Walls, são, essencialmente, as responsáveis por esta interação”.


Considere as assertivas a seguir:

I – A agregação da fina camada de pó sobre a impressão digital é devida às interações de dipolo elétrico entre as moléculas de água e as partículas do pó.

II – A agregação da fina camada de pó sobre a impressão digital é devida à formação da ligação iônica entre o pó e a água contida na impressão digital.

III – A técnica de análise da impressão digital (papiloscopia), assim como o teste de DNA, diferencia até gêmeos idênticos (univitelinos).


Assinale a alternativa correta: