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O Serviço Social no Brasil passou por transformações significativas ao longo de sua trajetória. Nos anos 1930, surge com uma visão conservadora, alinhada ao pensamento da Igreja Católica. Contudo, nas décadas de 1960 e 1970, ocorre uma mudança importante com a incorporação de influências do materialismo histórico e dialético, levando a uma abordagem crítica da realidade social. Um dos principais marcos dessa renovação crítica no Serviço Social brasileiro foi:
Assinale alternativa incorreta quanto às afirmações que tratam do Movimento de Reconceituação do Serviço Social no Brasil:
Analise as afirmações abaixo acerca do processo de institucionalização do Serviço Social como profissão, classifique-as como (V) verdadeira e (F) falsa e assinale a sequência correta.

(__)- A gênese do Serviço Social no Brasil, enquanto profissão inscrita na divisão social do trabalho está relacionada ao contexto das grandes mobilizações da classe operária nas duas primeiras décadas do século XX, pois o debate acerca da “questão social”, que atravessa a sociedade nesse período, exige um posicionamento do Estado, das frações dominantes e da Igreja; (__)- É por demais conhecida a relação entre a profissão e o ideário católico na gênese do Serviço Social brasileiro, no contexto de expansão e secularização do mundo capitalista. Relação que vai imprimir à profissão caráter de apostolado fundado em uma abordagem da "questão social" como problema moral e religioso; (__)- Os referenciais orientadores do pensamento e da ação do emergente Serviço Social tem sua fonte na Doutrina Social da Igreja, no ideário franco‐belga de ação social e no pensamento de São Tomás de Aquino (séc. XII): o tomismo e o positivismo; (__)- É, pois, na relação com a Igreja Católica que o Serviço Social brasileiro vai fundamentar a formulação de seus primeiros objetivos político/sociais orientando‐se por posicionamentos de cunho humanista conservador contrários aos ideários liberal e marxista na busca de recuperação da hegemonia do pensamento social da Igreja face à questão social.
Castro (2007) também nos apresenta indicações sobre o desenvolvimento da Escola de Serviço Social no Brasil, nos anos 30. De acordo com as indicações do autor, analise as afirmativas abaixo.
I. A escola de Serviço Social de São Paulo recebeu grandes influências da doutrina social da Igreja Católica.
II. Há um rompimento com a doutrina social da Igreja Católica quando a primeira escola de Serviço Social foi criada em São Paulo.
III. A escola de São Paulo rompeu com a influência e a tradição de intervenção vinculada ao CEAS.
IV. Junto às primeiras escolas de Serviço Social no Brasil estavam jovens vinculadas à Igreja Católica.
V. As escolas de Serviço Social criadas no Brasil não incorporam jovens católicas em seu alunado.


Estão corretas as afirmativas:
Vemos que Castro (2007) nos apresenta uma análise do surgimento do Serviço Social. Segundo o autor: