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A primeira escola de Serviço Social de que se tem conhecimento na América Latina fundou-se no Chile, em 1925. Sobre ela, pode-se afirmar que
Na visão de José Paulo Netto (1991), o “... conjunto de características novas que, no marco das constrições da autocracia burguesa, o Serviço Social articulou, à base do rearranjo de suas tradições e da assunção do contributo de tendências do pensamento social contemporâneo, procurando investir-se como instituição de natureza profissional dotada de legitimação prática, através de respostas a demandas sociais e da sua sistematização, e de validação teórica, mediante a remissão às teorias e disciplinas sociais” é considerado
O serviço social, numa perspectiva fenomenológica, é materializado na Metodologia Dialógica, cuja fundamentação filosófica está apoiada em duas correntes do pensamento contemporâneo, quais sejam:

O projeto ético-político do Serviço Social deve ser um norteador das ações dos Assistentes Sociais independente da área de atuação a que estejam vinculados. Acerca do projeto ético-político do Serviço Social, nos coloca Barroco (2014, p.212) que:

I. No cenário atual não temos a reatualização de projetos conservadores na profissão, já que o contexto econômico, político e social contemporâneo não oferece um ambiente propício para o florescimento do conservadorismo.

II. O surgimento do projeto ético-político do Serviço Social foi determinado fundamentalmente em função de certos(as) sujeitos e condições históricas.

III. Como o Serviço Social não experimenta a precarização das relações trabalhistas não temos a necessidade, atualmente, de defesa intransigente de nosso projeto ético-político.

IV. A busca de ruptura com o conservadorismo no Serviço Social foi o princípio e objetivo que norteou (norteia) o projeto ético político por trinta anos.

Apresentam equivalência ao destacado por Barroco (2014, p.212) as afirmativas:

Faleiros (1997, p.13-17) analisou o desenvolvimento histórico do objeto de intervenção do Assistente Social no Brasil desde a década de 30 até finais dos anos 90 do século XX. Isso posto, julgue os itens abaixo avaliando quais deles apresentam correspondência ao pensamento do autor.

I. Os Assistentes Sociais formados na década de 30 tinham como objeto de sua intervenção qualificar a população trabalhadora para contrapor-se ao Estado.

II. Em meados da década de 30 pressupunha-se que os profissionais formados nas escolas recém-fundadas fossem atuar na mudança de comportamento das famílias e das pessoas.

III. Dentre os aspectos trabalhados pelos Assistentes Sociais, quando do surgimento do Serviço Social enquanto profissão no Brasil, destacam-se as orientações para que os atendidos melhorassem suas condições quanto à higiene, à moram e à sua inserção na ordem social.

IV. No contexto da ditadura militar observamos um rompimento do Serviço Social com os ideais do Estado brasileiro.

Estão de acordo com as argumentações de Faleiros (1997, p.13-17) os itens: