Filtrar


Questões por página:
A equipe de saúde bucal foi até a escola do bairro e, após detectar a alta prevalência de cárie, nas crianças maiores de 8 anos, planejou a realização de bochechos com flúor diários, sem adição de álcool, numa concentração de 0,05%. Sobre estas condutas, analise e julgue:
I- A equipe realizou uma atividade de prevenção do nível primário.
II- A idade das crianças é adequada para a aplicação de flúor bochecho.
III- A solução de flúor escolhida está inadequada, pois a concentração de flúor, para bochechos diários, deve ser de 0,2%.
Historicamente, a experiência do Sistema de Saúde do Brasil tem sido acompanhada da implementação de diversos sistemas de informação. Em relação aos sistemas de informação em saúde, assinale V para verdadeiro ou F para falso nas afirmativas abaixo.
( ) O SINAN é alimentado, principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam na lista nacional de doenças de notificação compulsória.
( ) O SIM tem como instrumento de coleta de dados a Declaração de Óbito.
( ) O preenchimento da Declaração de Óbito, instrumento de coleta de dados do SINASC, é realizado exclusivamente por médicos.
( ) O SINASC foi implantado com o objetivo de coletar dados sobre os nascimentos ocorridos em todo o território nacional e fornecer informações sobre natalidade para todos os níveis do Sistema de Saúde.
A alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
O Sistema de Informação em Saúde (SIS) permite a gestores e profissionais da saúde a obtenção de dados sobre a realidade de determinado local, para que sejam planejadas ações de melhoria da saúde para aquela população específica. Assim, o SIS subsidia o processo decisório de políticas públicas, melhorando os processos de trabalho em saúde e articulando a integração dos diversos níveis de assistência, objetivando a ampliação do acesso, a equidade e a humanização dos serviços de saúde. Analise a afirmativa e julgue.
A Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, institui:
A Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, decreta periodicidade em anos para a realização da Conferência em Saúde. Nesse evento, vários segmentos sociais se reúnem para avaliar a situação de saúde e propor diretrizes para a formulação de políticas de área. A periodicidade estipulada pela Lei para a realização da Conferência em Saúde é de: