Filtrar


Questões por página:
O impacto do avanço tecnológico, entendido como processo social, sobre processos e instituições sociais (educação, comunicação, trabalho, lazer, relações pessoais e familiares, cultura, imaginário, identidades etc.) tem sido muito forte, embora percebido de modos diversos e estudado a partir de diferentes abordagens. A penetração dessas “máquinas inteligentes” em todas as esferas da vida social é incontestável. [...] São imensos os desafios que essas constatações colocam para o campo da educação, tanto do ponto de vista da intervenção, isto é, da definição e implementação das políticas públicas, quanto do ponto de vista da reflexão, ou seja, da construção de conhecimento apropriado à utilização adequada daquelas máquinas com fins educativos.

(Belloni,2009, p.7-8.)

Considerando que a mídia-educação é um campo relativamente novo, com dificuldades para se consolidar, embora cada vez mais se veja a necessidade de aprimoramento no viés da educação, as variadas mídias, tanto no ensino da história quanto nos demais campos educacionais:
O uso de tecnologia na educação tem desafios e preocupações inerentes aos profissionais da área. A tecnologia possibilita uma variedade de processos de ensino e aprendizagem, mas ao mesmo tempo tem seus riscos e desafios. Apesar de o ensino-aprendizagem mudar de acordo com a evolução da sociedade, nunca houve tantas alterações como nas duas últimas décadas. E essas transformações só ocorreram por conta da Revolução Digital, que trouxe smartphones, computadores, notebooks e tablets, que facilitaram, e muito, o acesso a conteúdos, agora disponibilizados em diversos formatos, outra consequência dessa evolução. Ao incorporar a tecnologia na educação amplia-se o potencial de transformar o processo de aprendizagem, tornando-o mais envolvente, acessível e adaptado às necessidades individuais dos alunos. O uso de tecnologias aliado às práticas pedagógicas se enquadra dentro da cultura digital, que é uma das dez competências definidas como essenciais para a transformação da educação na BNCC.
(Disponível em: https://www.educamundo.com.br/blog. Adaptado.)


Sobre o exposto e, ainda, considerando o uso da tecnologia no âmbito da aprendizagem, assinale a afirmativa INCORRETA.
Leia as frases abaixo:
I. O homem já nasce com a capacidade de exteriorizar seu pensamento que é gerado no seu psiquismo.
II. Ao usar a língua, o indivíduo realiza ações, age, atua sobre o interlocutor.
III. A língua é um sistema estável: léxico, gramática e fonética.
IV. A língua tem aspecto imóvel e cada enunciação é única e não reiterável.
V. Cada enunciação possui elementos idênticos aos de outras enunciações no seio de um determinado grupo de leitores.

Sobre as frases, analise as afirmativas abaixo:

1. Todas as frases trazem teorias sobre uma forma de conceber a linguagem.
2. A frase II é consequência do que é dito em III, ou seja, se III fosse errada, II não seria possível.
3. As frases III e IV abordam o mesmo ponto de vista a respeito da concepção de linguagem.
4. As frases não têm ligação entre elas, cada uma apresenta uma forma diferente de conceber a linguagem.
5. A frase V traz a língua como um instrumento de comunicação. Assim, existem regras que devem ser perseguidas pelo falante-ouvinte para que se estabeleça a comunicação. Essas regras serão resgatadas pela gramática.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Analise as afirmativas abaixo em relação ao tema “Uso das mídias e tecnologias para o ensino e aprendizagem da língua inglesa no Brasil”.
1. O uso das tecnologias midiáticas contribui apropriadamente para o aprendizado de Língua Inglesa da criança, formando-as desde cedo para o mundo, que está em constante transformação.
2. Para contribuir no processo de aprendizagem da criança, é preciso saber como usar os recursos tecnológicos para que ela aprenda a utilizá-los a seu favor, aprendendo desde pequena a selecionar aquilo que de fato irá contribuir na busca e na construção de seu próprio conhecimento.
3. O professor deve procurar estar sempre atualizado com as novas tecnologias midiáticas disponíveis para o ensino.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Com base no uso de novas tecnologias da informação e comunicação (TIC) no ensino de biologia, julgue o item.
Além de valorizarem as práticas pedagógicas e os processos de compreensão de conceitos e de fenômenos diversos, as TIC também solucionam todos os problemas relacionados ao cotidiano do aprender e do educar.