Filtrar


Questões por página:
A educação profissional é uma importante ferramenta para a qualificação da mão de obra e para a inclusão social. Seus cursos oferecem aos alunos a oportunidade de adquirir conhecimentos e habilidades técnicas que podem ser aplicados no mercado de trabalho. A educação profissional também auxilia a reduzir o índice da desigualdade social, pois possibilita aos alunos de baixa renda adquirirem conhecimentos e habilidades necessários para obter um emprego de qualidade e promover o crescimento econômico. A demanda por profissionais técnicos qualificados é crescente, sendo uma importante ferramenta para o desenvolvimento do Brasil. A respeito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Abrange cursos de qualificação profissional, habilitação técnica, graduação tecnológica e de pós-graduação, além de prever a integração com os diferentes níveis e modalidades da educação e as dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia.

( ) É um nível educacional previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) que contribui para a preparação dos jovens e estudantes no mercado de trabalho.

( ) A EPT brasileira teve início em 1949 com as Escolas de Aprendizes Artífices. Já a regulamentação do Ensino Industrial aconteceu no governo de Getúlio Vargas, em 1962, ano de criação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

( ) Em 1978, foram criados os Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets); após um hiato de quase duas décadas, a EPT foi reconhecida com a publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), em 1996. Uma década depois, em 2008, outro marco histórico vem com a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia a partir dos Cefets, Escolas Técnicas e Escolas Agrotécnicas Federais.

( ) Mais recentemente criou-se o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), além da recente reforma do ensino médio, que estabeleceu a formação técnica e profissional como um possível itinerário formativo para os estudantes.

A sequência está correta em
As tecnologias educacionais são ferramentas poderosas que podem ser empregadas para melhorar a qualidade da educação. Ao usar as tecnologias educacionais de forma eficaz, os professores podem avaliar o aprendizado dos alunos de forma mais eficaz e eficiente, proporcionando melhorias no aprendizado dos alunos e na qualidade da educação como um todo. Considerando a integração da avaliação com as tecnologias educacionais, trata-se de um recurso fundamental da avaliação formativa apoiada pela tecnologia:
A inserção das tecnologias de informação e comunicação não pode ser vista como ponto fundamental no processo de ensino e aprendizagem, mas como uma ferramenta de mediação que depende da formação docente na direção de transformar esse processo.
Internet: <brasilescola.com> (com adaptações).

No que se refere às tecnologias de informação e comunicação, assinale a opção correta.
A cultura digital abrange os processos de transformação socioculturais que acontecem com o uso das tecnologias digitais de comunicação e informação (TDIC). Na educação, trabalhar nessa perspectiva permite coligar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar. A respeito de tecnologias educacionais, assinale a opção correta.
Nos últimos anos a tecnologia atingiu os indivíduos como uma avalanche e envolve a todos. Sem dúvida, ela permite ampliar o conceito de aula, de espaço e de tempo, estabelecendo novas pontes entre o estar juntos fisicamente e virtualmente. No entanto, ela é importante, mas não resolve as questões da educação sozinha. Nesse contexto, torna-se importante compreender que ensino e educação são conceitos diferentes. Acerca das variáveis que envolvem o ensino de qualidade, segundo Moran, Masetto e Behrens (2000), considere as seguintes afirmações:

I- Uma organização inovadora, aberta, dinâmica, com um projeto pedagógico coerente, aberto, participativo; tecnologias acessíveis, rápidas e renovadas; e quando possível com infraestrutura adequada, atualizada, confortável.
II- Uma organização que congregue docentes bem preparados intelectual, emocional, comunicacional e eticamente; bem remunerados, motivados e com boas condições profissionais, e onde haja instâncias favoráveis a uma relação efetiva com os alunos que facilite conhecê-los, acompanhá-los, orientá-los.
III- Uma organização que tenha alunos motivados, preparados intelectual e emocionalmente, com capacidade de gerenciamento pessoal e grupal.

São CORRETAS as afirmações: