Filtrar


Questões por página:
Um suporte metodológico para a introdução da Informática Educativa nas escolas é a teoria do Construcionismo. Essa teoria postula que:
Na Lei nº 14.180/2021, que institui a ideia de Política de Inovação Educação Conectada, o artigo 3º indica os princípios dessa Política de Inovação, sendo um deles:
O uso das tecnologias na Educação Infantil, como previsto em um dos direitos de aprendizagem e de desenvolvimento elencados na Base Nacional Comum Curricular, está ligado ao:

Observe a lista de itens que compõem uma Sala de Recursos Multifuncionais.


Imagem associada para resolução da questão


De acordo com a planilha apresentada, as afirmativas a seguir indicam corretamente recursos disponíveis e seus usos, à exceção de uma. Assinale-a.

Um professor adota a metodologia da “gamificação”, usando um aplicativo que simula a vida em uma cidade. Ele separa a classe em pequenos grupos, que devem escolher o cenário – uma cidade rural, litorânea ou metrópole – e três áreas prioritárias. Os estudantes são desafiados a decidir o que é melhor para sua cidade, face aos indicadores financeiros, à média da satisfação popular e à eficácia da infraestrutura do município. Cada decisão impacta diretamente nos indicadores e abre a possibilidade de debater impostos, transportes, educação e saúde, dentre outros temas, tendo em vista os conteúdos trabalhados nas aulas de biologia, filosofia, matemática, geografia e história.

Com base no relato e considerando a “gamificação” como estratégia com objetivos pedagógicos no caso citado, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.


( ) A “gamificação” serviu para exercitar a imaginação e estimulou os alunos a inventar cidades ficcionais, sem desigualdades socioeconômicas.

( ) O uso de “games” de simulação estimulou o raciocínio lógico e exercitou a capacidade de se posicionar em relação a políticas públicas, considerando seus impactos na vida coletiva.

( ) A atividade desenvolveu competências socioemocionais e ligadas ao pensamento estratégico, ao engajar os alunos em uma ação de modo interativo e com responsabilidade social.


As afirmativas são, respectivamente,