Filtrar


Questões por página:
O eixo Capacitação e Especialização Digital, disposto no Art.4º da Política Nacional de Educação Digital, objetiva:
I. Garantir a inserção da educação digital nos ambientes escolares, em todos os níveis e modalidades. II. Capacitar a população brasileira em idade ativa. III. Fornecer oportunidades para o desenvolvimento de competências digitais para a plena inserção no mundo do trabalho.
Quais estão corretas?
Considerando os tipos de Tecnologias Assistivas na Educação Inclusiva, em relação a softwares de comunicação alternativa, assinalar a alternativa CORRETA.
Sobre a tecnologia assistiva poder apoiar o aprendizado e a comunicação de alunos surdos no contexto escolar, analisar os itens.

I. O professor pode utilizar aplicativos móveis que traduzem automaticamente o discurso oral em texto ou sinais de língua de sinais. II. O professor pode criar ambientes de aprendizagem que oferecem recursos visuais e interativos para facilitar a compreensão de conceitos acadêmicos. III. O professor restringe o acesso à tecnologia assistiva apenas a alunos surdos mais velhos.
IV. O professor ignora a necessidade de tecnologia assistiva para alunos surdos, presumindo que métodos tradicionais de ensino são suficientes.

Está CORRETO o que se afirma:
Ler o trecho abaixo.

“Compreende a tecnologia como um conhecimento prático derivado direta e exclusivamente do desenvolvimento do conhecimento teórico científico através de processos progressivos e acumulativos, onde teorias cada vez mais amplas substituem as anteriores.”
(VERASZTO, SILVA, MIRANDA e SIMON,2008).

Sabemos que as tecnologias educacionais são muitas e de todas as ordens. De acordo com os autores, o que pode ser considerado aporte tecnológico?

A tecnologia assistiva (TA) refere-se a produtos, dispositivos, equipamentos e sistemas que visam melhorar a funcionalidade e a independência das pessoas com deficiência. O objetivo da TA é o de promover qualidade de vida e inclusão social de seus usuários. A respeito das modalidades da tecnologia assistiva, numere a segunda coluna de acordo com a primeira.


(1) Dispositivos de Mobilidade.

(2) Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA).

(3) Próteses e Órteses.

(4) Auxílios para a Vida Diária.

(5) Acessibilidade Digital.


( ) Compreendem dispositivos que substituem ou apoiam partes do corpo, que melhoram ou possibilitam os movimentos em pessoas com deficiência motora ou que tenham perdido algum membro.


( ) Incluem cadeiras de rodas motorizadas, scooters elétricos, andadores e outros dispositivos projetados para auxiliar pessoas com dificuldades de locomoção.


( ) Refere-se a tecnologias e recursos projetados para tornar a tecnologia digital mais acessível para pessoas com deficiência, como leitores de tela, teclados adaptados, softwares de ampliação de tela e sistemas de reconhecimento de voz.


( ) Engloba dispositivos e softwares que auxiliam na comunicação para pessoas com dificuldades de fala ou linguagem, como sintetizadores de voz, tablets com aplicativos de comunicação e sistemas de comunicação por sinais.


( ) São dispositivos projetados com o objetivo promover autonomia na rotina da pessoa com deficiência, seja em casa, no trabalho ou na escola, produtos adaptados que auxiliam na alimentação, entre outras possibilidades.


Assinalar a opção que apresenta a sequência correta: