Filtrar


Questões por página:

Com relação aos Objetos de Aprendizagem (OA) marque (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F), para as FALSAS.


( ) Uma das característica dos Objetos de Aprendizagem é a reusabilidade na qual os usos desses artefato de maneira diferente para a qual foi criado devem ser evitados, priorizando assim as características planejadas pelos desenvolvedores.

( ) Um objeto de aprendizagem deve ser desenvolvido para a finalidade educativa e utilizado pelo sujeito como ferramenta de aprendizado.

( ) Os aplicativos de celulares e softwares não podem ser considerados AO, a menos que sejam simulações ou jogos.

( ) Os Objetos de Aprendizagem devem receber informações descritivas ou metadados ainda que curtas ou apenas descritivas.

( ) A disponibilidade de utilização através de diferentes plataformas técnicas e a possibilidade de ser encontrado é importante para o uso dos Objetos de Aprendizagem.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

mostrar texto associado
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

Quando o assunto é informática educativa, podemos tratar de materiais educacionais que permitem a interação do aluno com conteúdos e exercícios disponíveis em meio digital de modo a complementar uma situação de aprendizagem, vinculando, para sua utilização, uma avaliação prévia para verificar se está adequado ao conteúdo pretendido, bem como ao público-alvo.


Marque a alternativa CORRETA que corresponde à nomenclatura do tipo de material educacional definido:

Nos cursos presenciais da educação profissional tecnológica e mesmo no ensino superior, muitas instituições fazem uso de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem para auxiliar na mediação docente. Nesse momento temos vinculado à educação presencial, ferramentas e potencialidades do ensino a distância. As ferramentas de comunicação, disponibilizadas no referido ambiente virtual podem ser classificadas de duas formas (síncronas e assíncronas Coluna A), e possuem vários exemplos (Coluna B).


Coluna A

I) Síncronas

II) Asssíncronas


Coluna B


( ) e-mail

( ) fórum

( ) chat

( ) lista de discussão

( ) webconferência

( ) blog


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo.

Em relação ao uso de tecnologias digitais no processo ensino e aprendizagem, leias as afirmações a seguir e marque (V) (para as VERDADEIRAS) ou (F) (para as FALSAS).


( ) Com a utilização de tecnologia em sala de aula o professor assume um papel secundário no processo de ensino e aprendizagem.

( ) A Internet é muito útil para a realização de pesquisas acadêmicas, de onde o aluno pode copiar livremente qualquer conteúdo sem citar autoria ou fonte.

( ) O uso de recursos multimídia, como imagens, sons e vídeos, quando bem aplicados, fornecem um meio mais atraente de aprendizagem.

( ) A simples utilização de um computador pelo professor, por si só, já garante a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.


A sequência CORRETA, de cima para baixo, é: