Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Os melhores programas aligeirados de preparação docente para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) são os que instruem sobre o uso das máquinas, pois permitem aos professores uma imediata e eficaz aplicação em sala de aula, cabendo ao aluno a reflexão sobre qual método funciona ou não.
As escolas, de modo geral, estão buscando preparação para a utilização das mídias na educação, investindo em formação continuada de professores através de cursos presenciais e a distância. Estão equipando o ambiente escolar ao transformar salas de aula tradicionais em laboratórios de informática e outros ambientes em sala da TV escola ou em laboratórios multidisciplinares. Com isso, a escola é adaptada para propiciar acesso e qualidade no uso das mídias em sala de aula.
(Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/as-midias-nocontexto-escolar.htm. Adaptado.)
A escola começou pouco a pouco a fazer parte da era digital, o que acarreta diversas mudanças no contexto educacional. Sobre o processo de aprendizagem com o auxílio de ferramentas tecnológicas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O aluno passa a utilizar estratégias, tais como formulação de hipóteses e tomada de decisões, possibilitando que, juntamente com o professor, ele construa o seu conhecimento.
( ) Alunos e professores têm possibilidade de contrastar ideias, conceitos, verificar diferentes opiniões sobre o mesmo assunto, gerando uma interação em sala de aula.
( ) O aluno deixa a posição de passividade, na qual apenas recebia informações de livros e do professor, para se tornar um ser mais partícipe do seu processo educativo.
( ) A qualidade das informações com as quais os alunos têm contato muitas vezes é um obstáculo para os professores; é preciso estimular no aluno o pensamento crítico e ensiná-lo a buscar informações em fontes confiáveis.
A sequência está correta em
A partir das análises trazidas por Rojo (2012), no trabalho com textos na aula de língua materna, é preciso considerar a multimodalidade, visto que certos gêneros textuais circulam cada vez mais em nossa sociedade e refletem a forma como os sujeitos que nasceram no contexto das tecnologias da informação e comunicação (TICs) interagem entre si e com o mundo.
Sobre o trabalho com textos multimodais, é adequado afirmar que

Segundo José Armando Valente (2018), a abordagem de sala de aula invertida não deve ser novidade para professores de algumas disciplinas, nomeadamente no âmbito das ciências humanas. Embora privilegie as humanas, não descarta as demais áreas do conhecimento. Atualmente, em tempos de pandemia e distanciamento social, essa metodologia tem se tornado recorrente no ensino remoto por meio das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs).


Com base nas informações acima e no entendimento do autor na obra referenciada, na metodologia de sala de aula invertida, o aluno deve estudar prioritariamente

Leia o texto a seguir, completando as lacunas.

Segundo Moran, no livro “Metodologias ativas para uma educação inovadora” (2018), as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), em um projeto pedagógico que visa a uma educação libertadora por meio do uso de metodologias ativas, podem trazer, de início, aspectos negativos que devem ser enfrentados e superados (problemas, desafios, distorções e dependências). Porém, o autor ressalta que existe outra questão a ser considerada, pois é ________ educar ________ para um mundo conectado, educar para uma vida bucólica, sustentável e progressista baseada só em tempos e encontros presenciais e atividades _________ (que são, também, importantes).


As palavras que completam, correta e respectivamente, as lacunas do texto são: