Questões de Concurso
Filtrar
340 Questões de concurso encontradas
Página 8 de 68
Questões por página:
I. A Psicologia da Educação utiliza princípios e informações que as pesquisas psicológicas oferecem acerca do comportamento humano, para tornar menos eficiente o processo de ensinoaprendizagem.
II. As aulas em áudio (podcast) são uma tecnologia frequentemente utilizada na educação a distância.
III. A organização do espaço reflete a concepção metodológica adotada pelo professor e pela escola. Uma sala de aula com carteiras fixas, por exemplo, dificulta o trabalho em grupo, o diálogo e a cooperação.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Na educação de jovens e adultos, o jovem e o adulto que procuram esta modalidade de ensino já trazem consigo experiências de vida e conhecimentos informais acumulados historicamente.
II. Entre as tecnologias utilizadas na educação a distância, pode-se citar os softwares de gestão de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA).
III. O professor que atua na educação de jovens e adultos não deve ver o educando como sujeito na construção do próprio conhecimento, mediante a compreensão dos processos de trabalho, de criação, de produção e de cultura.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. Na Educação Infantil, as práticas pedagógicas devem impedir as crianças de vivenciar experiências que envolvem a utilização de recursos tecnológicos e midiáticos.
II. O tecnicismo em educação exige do aluno uma conduta passiva no tocante à recepção do conhecimento.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as informações a seguir:
I. À leitura crítica e a pesquisa sobre ambientes virtuais tornam-se essenciais para que o estudante desfrute de forma empoderada das novas ferramentas do sistema comunicacional. Por isso, a abordagem das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) possibilita realizar associações entre o cotidiano, selecionar a vasta gama de informações e imagens veiculadas por este sistema, assim como entender os contextos socioculturais nos quais foram criados e disseminados os discursos, potencializando a fruição e vivência de experiências estéticas com mais significado.
Il. As TDICs são compreendidas enquanto linguagens que permitem novos modos de comunicação e representação do pensamento, descortinando aos sujeitos diversas facilidades que permitem a eles serem autores, produtores e disseminadores de conteúdos que, sistematizados, podem se tornar conhecimento, por isso é coerentemente viável abordar as TDCIs na educação infantil. Nessa perspectiva, demonizar as tecnologias digitais, refutá-las ou manter por elas uma fobia deliberada, não seria em si uma ideia interessante quando se pensa em uma educação com potencial de transformação das realidades.
III. Pensando no contexto das crianças pequenas, nascidas no ambiente rico e diversificado em tecnologias digitais, é possível afirmar que os nativos de hoje chegam às escolas com seus dedinhos sabendo surpreendentemente utilizar os smartphones, tablets e outros dispositivos móveis digitais, experimentando estimulações na dinâmica e nos movimentos cotidianos. É um equívoco uma escolar ignorar que “ter o mundo na ponta dos dedos" é uma forma de experienciar esse novo contexto de vida humana que tem se (re)configurado como o tipo de sensorialidade mais utilizada por tantos sujeitos.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Ao longo do Ensino Fundamental, Anos Finais, os estudantes se deparam com desafios de maior complexidade, sobretudo devido à necessidade de se apropriarem das diferentes lógicas de organização dos conhecimentos relacionados às áreas.
II. É imprescindível que a escola compreenda e incorpore mais as novas linguagens e seus modos de funcionamento, desvendando possibilidades de comunicação (e também de manipulação), e que eduque para usos mais democráticos das tecnologias e para uma participação mais consciente na cultura digital
Marque a alternativa CORRETA: