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A inclusão da educação digital, conforme prevista na Lei 14.533 de 2023, que alterou artigos da LDB, vai além de simplesmente garantir a conectividade das instituições públicas à internet em alta velocidade. Ela também exige o desenvolvimento de competências voltadas ao letramento digital, criação de conteúdos digitais, comunicação e colaboração, segurança e resolução de problemas, preparando os estudantes para um mundo cada vez mais digitalizado.

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A Lei Federal 13146/2015 estabelece medidas abrangentes para garantir a acessibilidade nos processos seletivos e na permanência de pessoas com deficiência em instituições de Ensino Superior e de Educação Profissional e Tecnológica, tanto públicas quanto privadas.

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O letramento digital é uma habilidade opcional e não essencial na sociedade contemporânea, pois o ser humano precisa ser capaz de se comunicar sem depender exclusivamente de meios tecnológicos, a partir do domínio de signos e significados representados pela escrita.

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De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o ensino de tecnologias digitais deve ser restrito à última etapa da Educação Básica, quando os alunos já possuem maturidade suficiente para compreender e manipular ferramentas tecnológicas avançadas, focando-se em habilidades práticas como programação e robótica.

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O componente curricular de Matemática no Ensino Fundamental não precisa promover o desenvolvimento do pensamento computacional, já que esse é um conceito estranho ao contexto matemático tradicional e por isso deve ser abordado em uma disciplina específica ofertada como complementar chamada de pensamento computacional.