Filtrar


Questões por página:

Analise o trecho e assinale a alternativa que completa respectivamente as lacunas:


A contextualização é uma tarefa _____ para o conhecimento histórico. Com base em níveis variados de exigência, das operações mais simples às mais elaboradas, os alunos devem ser instigados a aprender a contextualizar. Saber localizar momentos e lugares específicos de um evento, de um discurso ou de um registro das atividades humanas é tarefa fundamental para evitar atribuição de sentidos e significados não condizentes com uma determinada época, grupo social, comunidade ou território. Portanto, os estudantes devem identificar, em um contexto, o momento em que uma circunstância histórica é analisada e as condições _____ daquele momento, _____ o evento em um quadro mais amplo de referências sociais, culturais e econômicas.

Os currículos mais recentes levam para a sala de aula a dinâmica e interação, enfatizando e relacionando o tema proposto com a realidade de outras épocas, as influências e os resquícios. O ensino de história:
Assinale a alternativa incorreta. A utilização de objetos materiais pode auxiliar o professor e os alunos a colocar em questão o significado das coisas do mundo, estimulando a produção do conhecimento histórico em âmbito escolar. Por meio dessa prática, docentes e discentes poderão desempenhar o papel de agentes do processo de ensino e aprendizagem, assumindo, ambos, uma “atitude historiadora” diante dos conteúdos propostos, no âmbito de um processo adequado ao Ensino Fundamental. Estimulam o pensamento os processos de:
Analise o trecho e assinale a alternativa que completa respectivamente as lacunas:
As características presentes no modelo Brasileiro de educação são _____ por modelos externos, principalmente da França. Interferências externas, fatores sociais e políticos direcionam a educação escolar e modelam a sociedade contemporânea. Outro fator relevante e alvo de crítica é que o novo molde acentua _____ devido ao capitalismo, seguindo á lógica do mercado. Diante do exposto conclui-se que as alterações das propostas curriculares são artifícios para preparação de um aluno _____ em um contexto tecnológico e submetido à política do lucro, e que o mesmo esteja hábil a persuasão e organização autônoma, individualizado e competitivo às relações de trabalho.
Os professores conduzem o aluno a ter um aprendizado com base em decorar os conteúdos a fim de esses fosse uma simples reprodução do que era repassado.
Acima está descrito: